sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ex-vereador de Tanguá e Itaboraí, Aurino Lima, morre vítima de câncer

Flávio Azevedo

Morreu aos 56 anos, no último dia 20 de fevereiro, no município pernambucano de Cortêz (sua cidade natal), o ex-vereador de Itaboraí e Tanguá, Aurino Lima. Há cerca de oito meses ele lutava contra um câncer na laringe. De acordo com informações de familiares, o ex-vereador trabalhava como assessor do prefeito de Cortêz, onde nasceu em 10 de agosto de 1955. Ele foi submetido ao tratamento de químio e radioterapia, se preparava para passar por uma intervenção cirúrgica, mas apresentou complicações que evoluiram para o óbito.

Apesar da origem pernambucana, a figura de Aurino, um eterno apaixonado pela política, se confunde com a história de Tanguá. De acordo com pessoas que conviveram com o ex-vereador, ele chegou em Tanguá na segunda metade da década de 80, através da saudosa Maura Conceição.

Sempre entranhado na vida pública, Aurino Lima foi eleito vereador de Itaboraí em 1992, pelo Partido Verde (PV), tendo o então distrito de Tanguá como colégio eleitoral. Ele foi o quarto parlamentar mais bem votado daquela eleição. A partir desse feito, Aurino se tornou, junto com Maura Conceição, referência na política tanguaense.

Conhecido pela postura firme, às vezes, polêmica e combativa, Aurino defendeu com unhas e dentes a emancipação de Tanguá, em 1996. Junto com outros ativistas tanguaenses, ele também foi importante na luta pela construção do viaduto que impediu a passagem de nível da Rodovia BR – 101 pelo Centro de Tanguá, entendendo que os acidentes e atropelamentos seriam constantes.

Foi assessor do prefeito Sérgio Soares em 1998, de onde saiu para ser vereador de Tanguá em 2000. Foi eleito pelo PSDB e fez oposição ferrenha ao ex-prefeito Jailson Cardoso. Talvez a sua postura tenha contribuído para que não alcançasse a reeleição em 2004. Sem o mandato, Aurino foi convidado pelo prefeito Carlos Pereira, de quem sempre foi defensor, a trabalhar na sua gestão onde atuou como sub-secretário de governo numa relação de idas e vindas.

Em 2002, Aurino Lima recebeu do vereador Luciano Lúcio (PSDB), o título de Cidadão Tanguaense. Segundo o parlamentar tucano, “apesar das desavenças que tive com Aurino durante o meu primeiro mandato, eu não posso deixar de reconher que ele foi um personagem extremamente importante na história dessa cidade. Ele certamente participou de muitas conquistas alcançadas pela população de Tanguá”, concluiu.

7 comentários:

  1. Aurino era uma pessoa íntegra e coerente com seus princípios e ideais. Com a mesma firmeza ele lutou contra o câncer, que infelizmente o venceu!
    Permanece presente em nós, seus amigos, a sua imagem de coragem para lutar! Saudades de sua famosa frase bordão: É B-Á-R-B-A-R-O!!!
    da amiga Isabel Morato

    ResponderExcluir
  2. Flávio, me comoveu a reportagem sobre meu irmão principalmente pela cronologia que no dia a dia agente se perde. Abraços,
    Assunção Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu irmão era um amigo! Convivi pouco com ele, mas quando comecei no jornalismo, Aurino foi um dos que me incentivou, sobretudo porque eu era muito crítico. Uma vez me disse que o Brasil precisa de jornalistas corajosos. Era seguidor do meu Blog, das minhas reflexões e sempre que podia fazia um comentário firme e verdadeiro. Fará muita falta! Foi um prazer fazer essa homenagem a ele!

      Excluir
  3. Com essa mesma determinação, Aurininho estava dando sua colaboração à sua cidade natal, Cortês-PE, ja imprimindo sua marca e angariando admiradores, fãs e seguidores.

    Clóvis Alves
    Cortês - PE

    ResponderExcluir
  4. Flávio, meu amigo. Muito obrigada por, mais uma vez, fazer e muito bem feito, o seu trabalho de jornalista. Quando soube da notícia, como lhe falei, por um post de uma amiga no face, fiquei estarrecida e não acreditando muito, então, recorri a você, amigo, que até aquele momento, como me informastes, também não sabia de nada. Mas, ao contrário de muitos, somos diferentes, cada um a seu modo, fomos atrás da verdade. E agradeço a você, por ter redigido esta tão bela e singela homenagem ao nosso saudoso Aurino Lima, um amigo que muito nos fará falta.
    A você, Flávio Azevedo, amigo desde os tempos do ensino fundamental, na nossa época, primário, o meu muito obrigada, por ser um jornalista, e não somente, um noticiante. Parabéns, pelo seu trabalho!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também lembro dos bons tempos de Ensino Fundamental Simone! Você sempre muito inteligente e dedicada. Às vezes, o trabalho do jornalista é mau compreendido, mas faz parte!

      Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  5. Flavio, o que vc falou sobre o nosso amigo, e a pura verdade. Trabalhamos juntos aqui na Sec. de Governo de Cortês, era uma pessoa querida por todos, dinamico, pra dizer melhor, eletrico.Resolvia tudo o que aparecia pela frente, nao media esforço a nada e a ninguém, tinha resposta pra tudo. Ele conseguiu mexer com a Prefeitura, ou melhor, com alguns funcionários trocando-os de secretaria, trazendo cursos e mais cursos pra cá. O Prefeito admirava muito.No dia 01 de Maio tem uma corrida que o pessoal faz por aqui,0 trajeto é da Usina Pedrosa para Cortes, são 6 km, e ele participou dela, a torcida foi toda em cima dele, e em Junho ele adoeceu... Foi uma pena pra nós a perda de um GRANDE HOMEM, UM GRANDE AMIGO como Aurininho, mas Deus sabe o que faz, quiz ele ao seu lado.SÓ SAUDADES.

    ResponderExcluir