quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tanguá realiza 1º Encontro de Folia de Reis


Resgatar tradições culturais e religiosas! Este é o objetivo do I Encontro de Folia de Reis de Tanguá, que acontecerá no próximo dia 21, às 20h, no Observatório de Talentos, Centro. O evento, realizado através da Secretaria Municipal de Cultura e Lazer, contará com a apresentação de cinco grupos de Folia de Reis, entre eles estão grupos de Tanguá, São Gonçalo e Rio Bonito.
– Nossa intenção é potencializar o que temos de cultura de raiz, valorizando e incentivando as diversas manifestações populares para que essas tradições não se percam ao longo do tempo. O povo brasileiro tem história e características próprias bem marcantes. Não podemos deixar que o nosso passado se a pague – ressaltou Reginaldo Garcia Serrano, subsecretário de Cultura. A expectativa é que o evento reúna centenas de pessoas no Centro de Tanguá.

A Folia de Reis

A folia é considerada uma expressão do Brasil agrário, que tem características próprias, expressas em coreografias, ritmos e canções. Evento popular que transcende a esfera religiosa de sua origem e alia aspectos profanos e regionais. Essa festa comemora o nascimento de Cristo. O enredo lembra a viagem que os três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus.

Os palhaços, vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representam os soldados do rei Herodes, em Jerusalém, e na Folia têm a função de animar a festa e espantar os maus espíritos.

Fonte: Ascom/Tanguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário