segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Programa “O TEMPO EM RIO BONITO” inicia 2012 recebendo riobonitenses que brilham

Flávio Azevedo

O primeiro programa “O TEMPO EM RIO BONITO” de 2012 começou o ano em alto astral. Personagens que se destacaram em 2011 foram recebidos para falar das suas carreiras, contar as emoções vividas em 2011 e comentar as suas expectativas para o Ano Novo. O programa foi ao ar no dia 08 de janeiro, pela Rádio Sambê FM (98,7). Os convidados foram o para-atleta, Carlos Augusto Barbosa e o ator Fárlei Carvalho. Também foi reproduzida uma entrevista feita com o jornalista, poeta, escritor e advogado Leir Moraes, que tomará posse da cadeira nº 9, da Academia Fluminense de Letras (AFL). A solenidade acontece no Esporte Cube Fluminense, em Rio Bonito, às 16h do próximo dia 12 de janeiro.

Depois de ser a principal atração do lançamento do livro de B. Lopes, da escritora Liâne Areas, em outubro de 2010, Leir Moraes volta a se encontrar com B. Lopes. O autor de “Bola de Gude” será empossado na cadeira que tem como patrono, o autor de “Cromos”. Os maiores inones culturais de Rio Bonito são filhos de Boa Esperança. Leir já faz parte da AFL desde de 1974, mas somente agora tomará posse.
– Em 95 de anos de existência, é a primeira vez que um evento dessa natureza acontece fora da AFL. Isso demonstra, não o prestígio de Leir, mas indica que a nossa terra, Rio Bonito, é importante no cenário cultural do estado e do país – garantiu o homenageado.

Ao vivo nos estúdios da Rádio Sambê, o para-atleta Carlos Augusto Barbosa, o Guto, de 41 anos, revelou que tinha 25 anos quando sofreu uma doença degenerativa na Coluna Cervical, chegou a pensar que iria morrer, mas com a ajuda da família e muita força de vontade conseguiu vencer a doença.
– Com a ajuda, principalmente, da minha esposa e do esporte – que eu já praticava antes de adoecer – eu superei o problema, mas a doença deixou sequelas importantes”, disse o para-atleta, que é natural de São Gonçalo e há sete anos mora no Green Valley, em Rio Bonito, cidade que ele conheceu há cerca de 20 anos.

O para-atleta é jogador da Seleção Para-Olímpica de Voleibol Sentado e no último mês de novembro conquistou uma medalha de ouro nos jogos Para-Pan-Americanos de Guadalajara. No dia 1º de dezembro, durante a abertura do Projeto Natal Bonito, ao ter a sua presença anunciada, Guto foi ovacionado pelo público presente. Já no dia 16 de dezembro, na final do Circuito de Futsal da Indústria e Comércio de Rio Bonito, ele recebeu a Medalha do Mérito Esportivo Professor Maurício Hanna Badr e novamente foi aclamado pelo público.
– Rio Bonito é uma cidade que me trata com muito carinho desde que cheguei aqui. As pessoas, as crianças, todos me dão uma atenção muito grande. A única coisa que podia ser diferente é a mobilização da sociedade, que poderia aproveitar melhor as oportunidades. A cidade tem, praticamente, uma quadra em cada bairro, mas quando eu trabalhei em algumas delas, era difícil conseguir alunos – analisou Guto, revelando que em algumas localidades ele chegou a buscar pessoas na rua para a prática de esporte.

Segundo Guto, somente as pessoas da “melhor idade” sabem aproveitar. “O restante não sabe valorizar. Reconheço que a cidade precisa melhorar bastante, mas as coisas boas não são valorizadas, o que não acontece com os projetos direcionados a Terceira Idade, que está de parabéns. “Essa galera chega junto mesmo! Eles não deixam passar uma oportunidade e isso é muito bom!”, comenta Guto, que está na expectativa de participar da Para-Olipiada de Londres e retornar, junto com os companheiros de seleção, com um resultado positivo.

Global

Já o ator Fárlei Carvalho, 31 anos, se destacou em 2011 na TV. Ele dubla a trasexual Valéria Vasquez, personagem do Zorra Total. Ele também participou da série de comédia “Os Caras de Pau” (TV Globo), tem aparecido em comerciais e também participou da Novela Ribeirão do Tempo (TV Record). Se Guto é otimista com as oportunidades que a cidade oferece, Fárlei reclama a falta delas para o setor cultural.
– Eu sei que ainda não cheguei a lugar nenhum, a minha caminhada é muito longa, mas para alcançar o meu sonho de ser ator eu precisei sair de Rio Bonito. Tenho visto a luta do ator Zeca Novais diante do projeto “Lona na Lua”. Que dificuldade ele tem enfrentado para manter o projeto em atividade – lamentou o ator, que trabalha em uma agência que presta serviço para a TV Globo.

Os entrevistados concordam que Esporte e Cultura são os melhores caminhos na luta contra a ociosidade, a criminalidade e o assédio das drogas. Os entrevistados, porém, acreditam que a presença da família, sobretudo na infância, adolescência e juventude é importante na formação do futuro cidadão. “As famílias perderam o sentido da palavra limites. A criação de hoje, talvez por conta da TV, da internet, dos estímulos em geral, é muito diferente daquela que nós recebemos. Isso tem sido um problema muito sério”.

Segundo os entrevistados, as referências e os ídolos também são problemáticos. Durante a entrevista, convidados e apresentador analisaram situações como “o que dizer para um menino que é fã do goleiro Bruno, ex-jogador do Flamengo, depois dessa questão da Eliza Samúdio?”. “O craque Neymar, bem jovem, já é pai”. “O jogador Adriano... Sempre envolvido em escândalos!”. “Mas não é só no Esporte que tem esse problema. Na política, por exemplo, quem é um bom exemplo a ser seguido?”. Isso tudo deveria ser pensado com mais cuidado pela sociedade, sobretudo, pelas famílias, segundo Guto e Fárlei.

Um comentário: