quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ordenamento urbano e baixo efetivo da PM foram os temas principais do CCS de janeiro

Flávio Azevedo

A discussão de temas que já se tornaram enfadonhos para quem acompanha regularmente as reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) de Rio Bonito voltou a dominar o encontro de janeiro, que aconteceu no último dia nove, com a presença de cerca de 40 pessoas. O aditamento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) celebrado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério Público (MP), em 31 dezembro de 2004, continua sendo uma novela de péssimo gosto para os riobonitenses que almejam ver o trânsito da cidade mais organizado e a mobilidade urbana melhorada.

Outros assuntos que estão sendo abordados há cerca de três anos nas reuniões do CCS, mas as providências nunca são tomadas – embora existam legislação e condições – é o controle da propaganda volante (carros e motos de som); a linha de ônibus para o Green Valley (para que as pessoas tenham melhor condições de acesso a 119ª DP); a instalação de semáforos e sinalização vertical e horizontal; os ‘flanelinhas’ do estacionamento da Ferrovia; o Plano Diretor de Trânsito; e uma postura mais educativa da Guarda Municipal (abordagem), que estando vigilante poderia impedir a desobstrução de alguns trechos do Centro, como o cruzamento da Rodoviária (D. José Pereira Alves, Manuel Duarte e Major Bezerra Cavalcante) e a Av. Manuel Duarte em dois pontos: próximo ao Esporte Clube Fluminense e ao depósito de bebidas.

Embora os debates sobre o tema sejam constantes, a partidarização das soluções também é. Juntando as divergências partidárias e controversas opniões (nunca de especialistas, mas sempre de achistas), a desordem, fenômeno apreciado por muitos riobonitenses, sobretudo entre aqueles que fazem parte das classes dominantes e famílias ditas “tradicionais”, continua.

O presidente do CCS, Bruno Soares, disse que uma reunião será marcada com representantes da Prefeitura Municipal, mais precisamente a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, para debater essas questões. “A mesa diretora do CCS irá participar desse encontro junto com os representantes do município e os resultados, positivos ou negativos, já serão apresentados na próxima reunião do CCS (06/02)”.

Novo comando na 3ª CIA da PM

O comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Wagner Guerci Nunes apresentou durante o CCS, o tenente Toledo (foto), que será o novo comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Rio Bonito, que estava sob o comando do tenente Diego Macedo, que também acumulava o comando das CIA de Tanguá.
– A nossa expectativa é ganhar qualidade com a chegada do Toledo. Além disso, nós criamos um controle de produtividade para que os policiais saiam da zona de conforto e apresentem resultados. O policial tem que ser participativo, estar na rua e atento ao que está acontecendo – disse o comandante do 35º BPM.

O tenente-coronel Wagner também reclamou da falta de efetivo para que a polícia apresente melhores resultados e trouxe números preocupantes. Segundo ele, o 35º BPM perdeu muitos oficiais. “A nossa realidade de efetivo mudou, mas para pior, porque nós perdemos seis oficiais e até agora nós só recebemos dois homens. Continuamos com déficit de quatro oficiais e isso é problemático”. O comandante também ressaltou a importância da participação popular na questão da Segurança, sobretudo nas reuniões do CCS.

Demais assuntos

O patrulhamento das localidades interioranas, que já havia sido tratado em reuniões anteriores (problema que ainda não foi resolvido), voltou a ser cobrado, dessa vez pelo comerciante Diógenes Miranda (foto 3), representante da localidade de Nova Cidade, no 2º Distrito. Também foi abordada a realização da 1° Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social (CONSOCIAL), que acontecerá em fevereiro, ainda sem data e local definidos. O objetivo principal é a promoção da transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública.

A ex-prefeita Solange Almeida (PMDB) comentou o não cumprimento da promessa feita em junho de 2011 pelo secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que se comprometeu, à época (com ela e representantes da sociedade civil organizada de Rio Bonito), a aumentar o efetivo de policiais militares na cidade. Ela também lembrou que a sugestão do secretário de contratar policiais militares que estivessem de folga para o patrulhamento da cidade, não foi realizada.

A realização do 1º Fórum Municipal de Segurança Pública em Rio Bonito, que pode ser realizado em julho e será custeado pela iniciativa privada, também foi anunciado na reunião do CCS. A ideia é debater as ações direcionadas a Segurança Pública que a Prefeitura tenha condições de assumir, para, de maneira integrada com as forças ostensivas (polícias), dar excelência a essa área.

O presidente do CCS, Bruno Soares, também comentou a importância das medidas preventivas como o programa Proerd, que é realizado pela Polícia Militar através de parceria com a Prefeitura Municipal. Ele disse que os conselheiros do CCS de Rio Bonito pretendem estimular iniciativas dessa natureza e uma parceria com o ativista Alex Sander (foto 4), que há oito anos trabalha com conscientização preventiva nas escolas, através da organização “Cidadania Viva”, está sendo planejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário