sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mais um episódio de truculência mostra o despreparo da Guarda Municipal de Rio Bonito

Texto: Flávio Azevedo
Fotos: Newton Almeida

Mais um caso de truculência envolvendo um munícipe e integrantes da Guarda Municipal de Rio Bonito figura na mídia local. Tomo conhecimento do fato através de relatos de quem assistiu as tristes cenas. O entrevero aconteceu na Av. Castelo Branco (rua dos bancos), na tarde desta sexta-feira (27/01). Os guardas Nepomuceno e Vargas, que aparecem nas fotos, segundo relatos, teriam agredido o técnico de informática, Eden Paixão, de 24 anos. Depois da lamentável história que aconteceu no dia 22 setembro de 2011, envolvendo a nossa estimada professora Nazareth Melo e o próprio diretor da Guarda, as minhas reflexões não mudaram e escrevo sobre o assunto, praticamente a mesma coisa.

Em setembro, eu escrevi que Rio Bonito precisa de um gestor com perfil de síndico. Ou seja, aquele cara que se preocupa com irregularidades menores, fatos que parecem ser simples e corriqueiros, mas que na sua essência servem de base para corrigir irregularidades maiores e episódios desagradáveis. Algumas pessoas não gostaram... Outras concordaram... Mas eis que surge uma nova história, porque o síndico fez ouvido de mercador.

Naquela oportunidade, eu escrevi que ser um Guarda Municipal, Patrimonial ou o raio que o parta, não é o mesmo que ser Policial Militar ou Civil. Entretanto, aqueles que nomeiam essas pessoas e gerenciam o município pensam que é. Na verdade, a intolerância domina a nossa sociedade. A truculência é uma das marcas da sociedade brasileira, logo, é muito natural que o cidadão que ocupa determinados cargos – seja gari, médico, astronauta, jornalista, catador, político ou guarda municipal – leve consigo essa tendência.

Já escrevi isso e volto a repetir: “a Guarda Municipal de Rio Bonito precisa de uma estrutura hierárquica, com funções específicas, como acontece com a polícia. A truculência, infelizmente, em alguns momentos se faz necessária. Mas a maior parte do tempo, uma Guarda Municipal precisa atuar na prevenção. Precisa ter uma postura pedagógica. Em Rio Bonito, porém, isso significa “tirar leite de pedra”, porque nós riobonitenses somos carentes de educação, respeito e bom senso.

Penso que esse novo caso desagradável envolvendo um cidadão e um guarda municipal poderia servir de ponto de partida para uma discussão ampla e apartidária sobre o assunto. Por exemplo: fica muito nítido que Rio Bonito precisa de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública ou Ordem Pública. Mas por que não tem? Seria porque a cidade é um exemplo de organização? Seria Rio Bonito uma Noruega, onde os problemas não acontecem? Ou o verdadeiro motivo é o fato de nós não querermos ser “importunados” por “ridículos” guardas e/ou fiscais, quando estivermos cometendo pequenas e “inofensivas” irregularidades?

Talvez, porque se tornaria mais difícil para os “políticos de porta de delegacia”, conseguir abafar prisões e histórias que deveriam ser apuradas e corrigidas. Geralmente isso acontece em troca de voto. A falta de respeito com o semelhante, coisa que é muito natural em Rio Bonito e cidades de menor porte como a nossa, são deformidades sociais que só poderão ser corrigidas com Educação e conscientização. Mas existe alguma campanha educativa e/ou de conscientização em nosso município?

Defendemos a ideia de que essas iniciativas devem nascer da Prefeitura e seus órgãos, mas as entidades representativas de classe bem que poderiam cobrar e também fazer a sua parte. Enquanto isso não acontecer, o cidadão continuará sendo desrespeitado, quem está no poder continuará sendo olhado com desconfiança e aqueles que demonstram civilidade no seu dia-a-dia continuará sendo tratado como um alienígena!

Se você não sabe o que aconteceu, leia a historia narrada pelo nosso leitor Newton Almeida. Ele postou o texto e fotos no seu Blog.

Guarda Municipal de Rio Bonito Agride Trabalhador

Eu (Newton Almeida) fui ao centro de Rio Bonito para resolver problemas inadiáveis e ao conversar com seu Francisco da Prainha (vulgo Chico Sapo) percebi que um Guarda Municipal discutia com um jovem a uns dez metros de distância. O Guarda foi andando na direção do jovem que fazia gestos com as mãos de quem não entendia o que se passava.

O Guarda Municipal, da Prefeitura de Rio Bonito, pegou o cassetete e desferiu um golpe que abriu um corte na cabeça do trabalhador, que continuou andando para longe do guarda e não esboçava qualquer reação violenta. Pelo contrário, tentava se desvencilhar da ira do Guarda Municipal. O Guarda perseguiu o trabalhador, que estava com uniforme de uma empresa de informática, e com auxílio de outro Guarda Municipal jogou o rapaz ao chão e algemaram-no. Isso bem na frente da Agência da Receita Federal, na rua dos bancos.

Os guardas municipais foram arrastando o trabalhador pela rua em direção à Praça Fonseca Portela, sob gritos de populares que ficaram insatisfeitos com a violência desproporcional. Os dois Guardas Municipais levaram o trabalhador para dentro da Prefeitura, e mediante a insistência dos populares acabaram tirando as algemas que humilhavam mais ainda aquele jovem trabalhador. O Guarda Municipal agressor dizia que o rapaz havia ameaçado de bater nele e de tentar atropelá-lo, na semana passada. Ao que o rapaz negava insistentemente e dizia que não havia feito nada ao Guarda Municipal.

O rapaz foi conduzido, dentro de viatura da Guarda Municipal, para o Hospital Regional Darcy Vargas, para prestarem atendimento médico ao trabalhador agredido. Uma multidão se formou em torno da viatura e muitos gritavam que aquilo era um ato de racismo. Eu conversei com um policial militar que me disse que todos seriam conduzidos à delegacia para esclarecimentos.

Caso algum leitor(a) tenha mais detalhes sobre o ocorrido, eu estou ao inteiro dispor para divulgar, aqui nesse humilde espaço de mídia (http://limpezariomeriti.blogspot.com/), assim como a Guarda Municipal de Rio Bonito, ou a Prefeitura. Sei que todos nós cometemos erros e meu objetivo não é macular a imagem de ninguém, apenas retratei uma cena de violência que presenciei.

12 comentários:

  1. acho isso muito engraçado né , pq o cara vivia provocando os guardas , e esse povinho não sabe de nada e quer falar eles tem que procurar saber o que houve pra depois comentar esse povinho de rio bonito se acham perfeitos mais não tem nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida eles(guardas municipais)não são treinados a REAGIR A PROVOCAÇÕES. eles são treinados para manter a cidade em ordem,preservar os patrimônios e não para causar o tumulto que eles causaram e muito menos para usar de abuso de poder. esse guarda é um ignorante desequilibrado e no momento encontra-se incapacitado a fazer parte do batalhão. se ele estivesse estressado que pedisse afastamento ou fosse a delegacia e desse parte e fizesse um B.O.; Guarda Municipal que belo exemplo fazendo justiça com as próprias mãos e de forma covarde. As imagens mostra o guarda totalmente desequilibrado. Cadê o CHEFE da guarda nesse momento? aposto se fossem fotos parabenizando a guarda ele estaria na frente de seu batalhão. Como é polêmica cadê ele? Porque ate agora não se pronunciou ao cidadãos desta cidade. GUARDAS NÃO SÃO POLICIAIS NEM JUSTICEIROS...

      Excluir
  2. Bom eu que sou povinho de Rio Bonito e não tenho papas na minha língua , acho que esses Guardas estão meio estressados não é ? Pois se estão sendo ofendidos e que a resposta as ofencas é pancadas na cabeça e algemas nos punhos , onde vamos parar. E se o relato acima foi de um homem idôneo que estava a menos de 10 metros do local , eu acho que já não preciso ir longe pra saber o que houve.

    ResponderExcluir
  3. Nada justifica a ação truculenta do guarda em questão, principalmente assuntos particulares ocorridos na semana passada (se é q essa justificativa é verdadeira!) Se ele se sentiu ameaçado deveria ter ido a delegacia e prestar queixa contra o cidadão e não expor a corporação a esse ridículo, principalmente uniformizado!
    Lamentável...

    Vanessa Schumacker

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião a guarda municipal de Rio Bonito tem que acabar, não precisamos dela. Precisamos é de um contigente maior de policiais militares nas ruas para nos proteger de assaltos ou qualquer outros incidentes, mas infelizmente a polícia do nosso município só sabe prender motoqueiro sem capacete, enquanto bandidos assaltam joalheria.

    Dioni Schuvartz

    ResponderExcluir
  5. Sugiro independente de qualquer coisa, que ambas as partes sejam ouvidas, e sejam verificadas também as fitas das tais câmeras de segurança que existem espalhadas pela cidade. Pois de um lado, existe um trabalhador honesto e de outro um oficial responsável pela nossa segurança e também honesto, certo?Pelo que sei, todos são inocentes até que se prove o contrário. Gostaria de saber, se todas essas pessoas que estão opinando se submeteriam a depoimentos formais caso necessário. Enfim, que a verdade, venha a tona... Vamos investigar !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Em minha opinião, as pessoas deveriam primeiramente averiguar os fatos para depois ter condições de tirar suas conclusões. Essa sujeito que relatou esse fato, apenas disse o que viu, mas e o fator que motivou a ação do guarda? Isso ninguém sabe, a toa que não foi. É muito fácil falar mal e criticar a Guarda Municipal de RB, mas eu gostaria de ver se fosse vocês que estivessem trabalhando na rua, expostos e desarmados para ver o que vocês fariam. Pelo amor de Deus, sejam mais inteligentes riobonitenses.

    ResponderExcluir
  7. " Se o menino o provocou, e foi descato a autoridade, nada justifica a violencia, primeiro se bate, se humilha, e depois se esclarece o fato? bando de puxa sacos da guarda muncipal que não serve pra nada na cidade, engraçado, ia me lebrando que sou eu que pago esses imprestáveis com o dinheiro dos meus impostos".

    ResponderExcluir
  8. Acho inadimissível uma pessoa que seria para cuidar da segurança da população chegar a esses extremos com um trabalhador.As crianças estão tomando pavor da polícia e agora também da guarda municipal. Acho que a falta de preparo(em todos os sentidos) desses guardas, um absurdo, inclusive falta de preparo psicológico. A maioria deles ficam parados na sombra, enquanto os pedestres jogam com a sorte tentando atravessar a rua nos dias de mais movimento na cidade. Eu, inclusive já liguei várias vezes para a guarda municipal querendo descobrir onde estavam os guardas porque numa sexta feira a tarde em véspera de feriado não se encontrava nenhum guarda na cidade.

    ResponderExcluir
  9. Guarda municipal não é policia, e não pode agir desse jeito, o que precisa acontecer é a policia exercer sua função de proteger a população e não deixar quardas municipais despreparados fazerem o serviço que é da PM.

    ResponderExcluir
  10. Mesmo que o relato do Guarda "agressor" seja verdade e que o rapaz em questão o tenha tentado agredir um outro dia, o mesmo não poderia usufruir de seu poder dado pela Prefeitura de Rio Bonito para fazer o que fez. Ele usou a sua condição de Guarda Municipal para resolver uma pedência particular. Sr. Prefeito, dê treinamento, não poder!

    ResponderExcluir
  11. Queremos saber o desfecho dessa história...

    ResponderExcluir