quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Banco de Sangue de Rio Bonito convida população a doar sangue no período de férias

Flávio Azevedo

A coordenação do Centro Municipal de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva, de Rio Bonito/RJ convida população da cidade e região, a realizar doações de sangue para o mês de janeiro. Segundo informações do Hemonúcleo, as doações são bem vindas para manter os estoques preparados para o período de férias, quando as pessoas viajam e estão expostas aos acidentes, o que faz do sangue um “ativo” muito procurado.

O município de Rio Bonito é cortado por rodovias importantes, sendo que uma delas, a RJ – 124 (ViaLagos) é a principal via de acesso à Região dos Lagos, local muito procurado nesse período por conta das suas praias. As cidades litorâneas de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Praia Seca, Saquarema, entre outras, são os destinos mais concorridos, mas a maior parte da ViaLagos está dentro do território riobonitense que por oferecer duas portas de entrada para acidentes (Hospital Regional Darcy Vargas e Unidade de Pronto Atendimento/UPA) precisa apresentar o estoque de sangue abastecido para as emergências.

Já a Rodovia BR – 101 corta o território riobonitense e também os municípios de Itaboraí, Tanguá e Silva Jardim, que também são abastecidos pelo Banco de Sangue de Rio Bonito, o que faz ser necessária a doação dos residentes nessas cidades.

Curioso

Os tipos de sangue mais comuns são os sangues “positivos”. Entretanto, se o número de doadores é maior, a demanda também é maior. Já os sangues “negativos”, considerados mais raros, embora sejam utilizados em menor escala são os mais difíceis de serem coletados, porque o volume de doadores “negativos” é menor.

Os interessados em exercer esse ato de solidariedade devem procurar Centro Municipal de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva, que fica situado na Av. Martinho de Almeida, nº 222, na Mangueirinha, em prédio anexo ao Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior. Outras informações pelo telefone (21) 2734-9505.

Doador

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos. No ato da doação é preciso estar bem alimentado e não ter consumido qualquer tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. O doador deve apresentar um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação). Menores de idade só podem doar mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Antes da coleta de sangue as pessoas têm de responder um questionário de saúde. As respostas devem ser verdadeiras e as informações são mantidas em sigilo pelo profissional entrevistador, geralmente um enfermeiro (nível superior). O sangue coletado sempre passa por exames preliminares.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses de uma doação para outra. Já mulheres podem doar, no ano, até três vezes, respeitando uma pausa de três meses entre as doações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário