domingo, 11 de dezembro de 2011

Homenagens e escolha da rainha marcam a solenidade de encerramento dos Jogos Estudantis de Rio Bonito

Flávio Azevedo

A estudante Bárbara Baêta, 16 anos, aluna do Colégio Rio Bonito, é a Rainha dos Jogos Estudantis de Rio Bonito (JERBs), edição 2011 (XIII). A escolha aconteceu durante a solenidade de encerramento dos JERBs que aconteceu na manhã do último sábado (10), no Ginásio Professor Maurício Hanna Badr, no Colégio Rio Bonito. A primeira princesa foi Ketine Correa, da Escola Municipal Castro Alves. Já Beatriz Borges, aluna do Colégio Cenecista Monsenhor Antonio de Souza Gens, foi escolhida como segunda princesa. Segundo a organização dos jogos, 14 meninas participaram da disputa. A escolha foi feita por cinco jurados.

Além da entrega das medalhas de 1º, 2º e 3º lugares, que foi dominadas pelas escolas públicas, a solenidade foi marcada por surpresas, homenagens e muita emoção. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Ronen Antunes, anunciou a criação da “Medalha do Mérito Esportivo Maurício Badr”, em homenagem a um dos grandes incentivadores do esporte na cidade. Falecido no último dia 23 de julho, o homenageado era um amante do Esporte e construiu um dos maiores complexo esportivo do município.

Diretor do Colégio Rio Bonito por cerca de 30 anos, Dr. Maurício, como era mais conhecido, sempre investiu no esporte. Durante a sua gestão, o Colégio Rio Bonito sempre foi uma das unidades escolares mais vencedoras dos JERBs. Convidado para receber a honraria, representando a sua mãe, a professora Eunice Porto Badr, o empresário Marcelo Badr, filho do homenageado estava visivelmente emocionado.
– Nós sempre nos preparamos para esse momento, sabemos que a emoção sempre nos cerca, mas, hoje, eu confesso que desabei diante de tanta emoção. Eu fui informado que haveria uma homenagem, mas eu não sabia que seria algo tão significativo – comentou Marcelo que na oportunidade destacou os objetivos do saudoso Maurício Badr a frente do Colégio Rio Bonito. “Papai sempre comentou que a Educação tinha que ultrapassar a sala de aula. Por isso, ele sempre investiu e acreditou no Esporte e na Cultura”, analisou.

Outras homenagens

O atleta Rodrigo Souza, de 17 anos, que tem conquistado inúmeras medalhas em competições nacionais e internacionais de Taekwon-Do ITF, também foi homenageado com a medalha Maurício Hanna Badr. A sua última conquista foram duas medalhas de prata, nas categorias de luta e forma, por equipe, no 3º Campeonato Centro Sul-Americano de Taekwon-Do ITF, que aconteceu entre os últimos dias 5 e 6 de novembro, em Santiago, no Chile.

O Colégio Municipal Dr. Kingston de Souza Mota, no Parque Andréa; e o Colégio Rio Bonito, anfitrião do evento, também foram contemplados com a Medalha do Mérito Esportivo, por conta do destaque que alcançaram no XIII JERBs.

Outro homenageado foi o desportista e funcionário de carreira da Prefeitura Municipal de Rio Bonito, Ossian Silva, que recebeu das mãos do secretário, um certificado pelos serviços prestados ao Esporte da cidade desde 1988, quando se tornou funcionário da Prefeitura.
– Desde que aqui cheguei, eu sempre trabalhei na Secretaria de Esporte Lazer. No governo de Ayres Abdalla, por exemplo, a Secretaria de Esporte foi extinta, virou um departamento da Secretaria de Educação, e eu fui junto. Ou seja, sempre estive ligado a esse setor, onde pretendo permanecer até o momento de parar – comentou Ossian, ressaltando que para se qualificar melhor para o serviço que desempenha iniciou a faculdade de Educação Física.

Reflexão

Convidado para fazer uso da palavra durante a solenidade, o jornalista Flávio Azevedo, que fez parte do corpo de jurados que escolheu a rainha e as princesas dos jogos, citou o estudo da Organização das Nações Unidades (ONU) que sinalizou a importância do investimento na prevenção. “Para cada US$ 1,00 (um dólar) investido em prevenção, a administração pública economiza cerca de US$ 5,00 (cinco dólares) que poderiam ser empregados para remediar situações referentes a Saúde, Segurança, entre outras áreas”.

Ainda segundo o jornalista, muito se reclama dos poucos investimentos em Saúde, Educação, Segurança, Esporte, Cultura, Transporte, “mas não vejo as pessoas fazendo barulho para cobrar investimentos em prevenção”. Uma declaração polêmica, que em algumas ocasiões já criou polêmica, foi repetida pelo jornalista: “o mercado que mais cresce na nossa cidade e região é o tráfico de drogas... Penso que os investimentos direcionados ao Esporte e a Cultura é a única maneira de competir com essa indústria que está em franca expansão”, destacou.

Fleches da solenidade

As rainhas de cada escola


A equipe da Secretaria de Esporte e Lazer que realizou o evento


Pablo Roboredo, o Dj do evento

Um comentário:

  1. Não conheço o Colégio Rio Bonito, mas tive a sorte de ter sido aluno, no Ginásio Manuel Duarte, do professor Maurício Badr. Trago até hoje, vivo na memória, tudo que o exemplar professor me ensinou. Suas aulas para mim eram como viagens pelos assuntos abordados.
    Tenho a certeza de que se o colégio Rio Bonito se espelhar nos ensinamentos, exemplos e no talento do saudoso professor Maurício Badr, tem tudo para ser o melhor colégio do país e além.

    ResponderExcluir