sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!

Flávio Azevedo - Reflexões

Os 365 dias de 2011 se foram! O que nos reserva o futuro? O que acontecerá conosco nos 366 dias de 2012, que por ser ano bissexto tem um dia a mais? Na verdade, nessa época, eu sempre penso no aconselhamento que S. Paulo deu a igreja apostólica, na carta que ele escreveu aos filipenses (3.13 e 14): “... Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo...”.

Nas últimas horas do ano passado, eu escrevi no Facebook: “E lá se vai 2011... O ano que foi péssimo para muitos, indiferente para outros e muito bom para alguns! Em alguns momentos estaremos em 2012, onde nós teremos 366 dias que serão péssimos para muitos, indiferentes para outros e muito bons para alguns. Nesse momento de transição, porém, geralmente nos perguntamos: o que fazer para 2012 ser melhor? A resposta é individual, mas se a mudança para melhor partir de nós, os anos vindouros serão muito melhores!”.

É isso! O ano só será melhor se nós formos melhores! Se, porém, formos piores que em 2011, posso assegurar que o ano vindouro será pior. Ainda recorrendo aos textos bíblicos, não posso deixar de comentar a reflexão de Jesus sobre as janelas do corpo. Segundo Ele, “a candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso... (Mateus 6.22 e 23).

Você certamente está achando que eu enlouqueci. No mínimo você está se perguntando: “como um sujeito tão crítico, um cara que está sempre cutucando os problemas, pode concordar com essa lorota de que se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz?”. Amigo leitor... É aí que está... Nós precisamos ter uma vida equilibrada. Dias atrás, durante uma conversa como meu amigo e colunista do jornal “O Tempo em Rio Bonito”, Dr. Nogueira, ele falava sobre a importância do equilíbrio do nosso corpo nos aspectos físico, mental e espiritual.

Concordo com Dr. Nogueira. Aliás, não posso deixar de mencionar que o homem que disse “serem os olhos, as janelas da alma”, foi o mesmo Jesus que sempre apontou os erros dos judeus, sobretudo dos escribas e fariseus, que entendiam e ensinavam a religião de maneira equivocada (como acontece hoje). Foi o mesmo Jesus que chamou o rei Herodes de “Raposa”, e, posteriormente, com um azorrague (chicote) nas mãos, expulsou as pessoas que transformaram o templo numa feira livre. Alguém duvida da bondade dos olhos de Jesus? Pois é... Mas ele via os problemas, apontava e orientava sobre a forma como eles deveriam ser tratados.

Isso significa que a vida equilibrada comentada por Dr. Nogueira já era praticada por Jesus. O Princípio do Equilíbrio afirma que, onde quer que várias partes formem um todo é importante se dedicar a cada parte de forma igual, sob pena de que tanto as partes não atendidas quanto o todo sofram um natural desequilíbrio. Por exemplo: se você estuda cinco disciplinas e não se dedica devidamente a todas, isto irá afetar as disciplinas negligenciadas e todo o curso que você está fazendo. Se na academia, você malhar apenas as pernas e braços do lado esquerdo, o que vai acontecer com o direito?

No nível mental, uma pessoa pode se desequilibrar dedicando mais atenção ao passado, às lembranças, e esquecer os planos e projetos que vislumbrem o presente e o futuro. Por outro lado, se você for um sonhador, mas esquecer das suas experiências também será ruim. Na China, existe a tradição de manter a xícara do outro, sempre cheia de chá. Isto estimula o cuidado, o costume de olhar o ambiente e, sobretudo, o outro. Já na cultura ocidental, nós somos egoístas e mantemos qualquer relação sempre com a atenção voltada exclusivamente para nós. É a paixão que temos pelo lucro!

É por isso que aquele personagem que falou sobre “as janelas da alma” também deixou o seguinte ensinamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (S. Marcos 12.31). Amigo leitor, que em 2012 as mudanças existam e sejam positivas! Que as janelas da nossa alma vejam muitas coisas boas... Mas que nós tenhamos coragem de repreender e apontar as coisas ruins que transitarem diante dessas janelas. Fazer de 2012 um Feliz Ano Novo, sem dúvida, está em nossas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário