segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Empossados os novos conselheiros do Conselho Comunitário de Segurança de Rio Bonito

Flávio Azevedo

Foram empossados na manhã desta segunda-feira (5/12/2011), na Câmara de Vereadores de Rio Bonito, os novos conselheiros do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) da cidade. O novo presidente é o empresário Bruno Soares, que terá como vice, o contador José Balbino, que ocupava a presidência da antiga gestão. As Secretarias do CCS (1ª e 2ª) serão ocupadas por Guilherme Cordeiro e Murilo Romero, respectivamente. A direção de Assuntos Comunitários fica ao encargo do jornalista Flávio Azevedo. O mandato é de um ano.

A posse contou com a presença da coordenadora dos CCS e Membro do Instituto de Segurança Pública (ISP), delegada Edna Pinto de Araújo, que cobrou maior participação da população no conselho. “Hoje, infelizmente, nós estamos tendo uma eleição por aclamação, porque apenas uma chapa se registrou. Mas é muito interessante quando nós temos várias chapas disputando a presidência do CCS. Isso nos dá a sensação de que a sociedade está mais participativa”, comentou.

Para a representante do ISP, um dos desafios dos novos conselheiros é estimular a participação no CCS. Também é interessante, de acordo com ela, que novas pessoas sejam alçadas ao Conselho.
– É comum vermos apenas a “dança das cadeiras, que acontece, exatamente, porque as pessoas não participam do CCS. Com isso, o presidente vira secretário, o vice-presidente vira presidente etc. As mudanças até acontecem, mas o grupo permanece, o que impede a oxigenação do processo – alertou Edna, destacando a importância de se envolver os jovens nesse no CCS.

Novo comando

Quem foi a reunião conheceu o novo comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Rio Bonito, o tenente Diego Macedo, que também está comandando a 2ª Companhia de Polícia Militar de Tanguá. Ele representava o Tenente-Coronel, Wagner Nunes, comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar (Itaboraí, Tanguá, Cachoeira de Macacu, Rio Bonito e Silva Jardim), que não compareceu por estar recepcionando as novas viaturas que foram mandadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro para o 35º BPM.

Novo presidente

No momento da posse, o presidente Bruno Soares apresentou as propostas dos novos conselheiros, que estão baseadas na aproximação do CCS com a população.
– Precisamos estar mais próximos dos munícipes e para isso estamos pensando em realizar reuniões itinerantes, visitando cada bairro, cada localidade, inclusive, o interior do município. É nosso plano mudar o horário das reuniões, para que ela seja mais acessível ao trabalhador; e pretendemos dialogar com o diretor da Guarda Municipal (GM), Márcio Soares, para que nós tenhamos uma guarnição da GM patrulhando constantemente a Zona Rural – anunciou.

O novo presidente disse também que a criação dos cargos de Agente de Trânsito ou a efetivação de Guardas Municipais com poder de multa, o que certamente dará maior ordenamento ao trânsito da cidade “é outra luta, que nós sabemos ser árdua, mas estamos dispostos a travar”. O estímulo ao registro de ocorrência e a cobrança ao bom atendimento, por parte dos policiais, a quem procurar a 119ª DP e a 3ª CIA da PM também são objetos de atenção da nova diretoria do CCS.
– Hoje estamos sendo empossados, tudo está muito bonito, mas vai chegar o momento em que seremos cobrados. Vamos avisar as pessoas que as cobranças não devem ser feitas ao Conselho, mas através do Conselho – frisou Soares.

O jornalista Flávio Azevedo disse que o riobonitense deve confiar no Conselho Comunitário de Segurança e buscar entender o seu funcionamento para não repetir comentário equivocados e ressaltou o aspecto apartidário do órgão. “Não vamos permitir que pessoas mal intencionadas desqualifiquem o CCS e suas funções, que são preventivas e não ostensivas. Aqui ninguém é candidato a nada, mas vale lembrar que 2012, por ser um ano de eleições municipais, será uma época difícil de trabalhar... Mas estamos aqui, voluntariamente, porque nos preocupamos com a nossa cidade”, ponderou.

Para ilustrar a questão da visão equivocada das pessoas em relação ao CCS, o ex-presidente José Balbino, contou que “dias atrás, ao convidar um vereador para participar do Conselho, ele me disse não concordar com o Conselho, porque ele tem um aspecto de X-9, porque denuncia as pessoas. Vejam como tem gente que não entende a função do CCS”, lamentou.

Participaram da reunião de hoje, o prefeito José Luiz Antunes (DEM), o vice-prefeito Matheus Neto (PSB), a secretaria de Educação e Cultura, Ana Maria Figueiredo; o vereador Márcio Mendonça (DEM); o diretor da Guarda Municipal, Márcio Soares; e o presidente do diretório municipal do PT, Wallace Bretas. Entre os pré-candidatos a cargos eletivos em 2012, percebemos apenas a presença de André Alvarez (Pijama) e Vencerlau Machado. Onde estão os outros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário