segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Rio Bonito recebe as “Meninas Cantoras de Petrópolis” na próxima quinta-feira (1º/12)

Flávio Azevedo

As Meninas Cantoras de Petrópolis abrem na próxima quinta-feira (1º/12), o projeto “Natal Bonito”. O evento é idealizado pela Prefeitura de Rio Bonito e, de acordo com a programação divulgada pelo município, essa é a primeira das muitas atrações que serão oferecidas aos riobonitenses durante todo o mês de dezembro. Além da ornamentação de Natal, a secretaria de Desenvolvimento Urbano está ornamentando a Av. Castelo Branco (Rua dos Bancos), trecho que receberá os principais eventos natalinos.

Sobre as Meninas Cantoras de Petrópolis, que devem iniciar a sua apresentação por volta das 20h, na Praça Fonseca Portela, já existe muita expectativa da população, sobretudo os amantes das músicas sacras, natalinas e clássicas. É o caso do funcionário público, Valdir Pereira Porto, de 49 anos, morador do Centro, que todos os anos busca consultar a agenda das “meninas” para assistir as apresentações.
– Eu sou apaixonado por música e por essas meninas. Sou fã do estilo musical que elas apresentam e as acompanho há muito tempo. Todos os anos eu busco saber aonde elas vão se apresentar para que eu possa assistir. No natal de 2010 eu era novo na cidade e achei que pelo estilo bucólico de Rio Bonito, os governantes poderiam promover um espetáculo dessa natureza. Esse ano, por coincidência, o espetáculo veio ao meu encontro – disse Valdir, revelando que está em seus planos assistir o coral em Itaguaí e São Gonçalo, nos dias 5 e 18/12, respectivamente.

As meninas

De acordo com o site das Meninas Cantoras de Petrópolis (MCP), o coral tem mais de 30 anos de carreira e ao longo desse tempo serviu de inspiração para outros corais em todo Brasil. O grupo é conhecido internacionalmente por sua beleza, seu canto e pelo poder de encantamento único, que se compara ao cântico dos anjos.

Desde seu ingresso no “Curso Preparatório”, por volta dos sete anos, até seu desligamento, aos 15 anos, cada integrante das MCP passa por uma valiosa experiência musical, artística e cultural. A experiência tem credenciado muitas ex-meninas cantoras a seguir carreira na área musical.

Entre as muitas honras e homenagens que recebeu no país e no exterior, as MCP receberam a Medalha Tiradentes, que foi outorgada pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Por duas vezes primeiro lugar no “Concurso Nacional de Corais”, promovidos pelo Jornal do Brasil, as MCP já gravaram mais de 10 discos solo e outros 20 com nomes importantes da MPB: Roberto Carlos, Chitãozinho e Xororó, Gilberto Gil, Ivan Lins, Fafá de Belém, Luiz Ayrão, Vanderlei Cardoso, The Fevers, entre outros.

Criação

As “Meninas Cantoras de Petrópolis” surgiram em 1976 com o atual diretor, o maestro Marco Aurélio Xavier, profissional da música desde 1960. Preparado por mestres renomados como Arnaldo Estrella e Ester Scliar, Marco Aurélio especializou-se em técnica vocal, regência e formação coral na Europa (Alemanha, Áustria, Itália e Espanha. Em Montserrat, por exemplo, ele teve como mestre o monge beneditino, Dom Ireneu Segarra, talvez o maior nome da técnica vocal da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário