segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Flamengo tem um time horroroso! E não é de hoje! O que salva é a mística rubro-negra!

Flávio Azevedo - Reflexões

Todos sabem que eu sou torcedor do Fluminense, mas eu só comento como torcedor, às vezes, e quando falo sobre o Flu! Quando o objetivo é falar sobre os demais times, entre eles o Flamengo, eu faço uma análise jornalística! Por isso, vamos lá:

O Flamengo há muito tempo tem formado times horrorosos! O bonde da cachaça, Campeão Brasileiro em 2009, era horrível! O Flamengo ganhou aquele título surfando nas arrancadas de Botafogo e Fluminense que lutavam contra o rebaixamento e venceram os principais candidatos ao título daquele ano.

E o time montado por Joel Santana, com “Torozinho” de estrela da companhia? Saiu da Zona do Rebaixamento e foi vice-campeão brasileiro, mas também era uma equipe horrorosa!

Os últimos Campeonatos Cariocas, seis ou sete, todos foram conquistados sobre os ridículos Vasco e Botafogo – fregueses de caderno – equipes que já entraram em campo derrotadas e se borrando de medo do Flamengo.

Aliás, eu tenho uma notícia boa para o torcedor rubro-negro: a equipe da Gávea vai continuar sendo campeã carioca quase todos os anos. É possível que nos próximos 10 anos, o Mengão conquiste oito Cariocas, porque Vasco e Botafogo, já alguns anos vem tirando o Fluminense na semifinal e entregando a rapadura para o Fla! E, caso o formato do Carioca não seja mudado, a tendência é isso continuar!

O amigo flamenguista deve estar louco para me perguntar: “mas se os times do Flamengo são horrorosos, como nós sempre ganhamos?”. A resposta é simples meus caros: os últimos títulos do Flamengo foram conquistados pela força da sua imensa e apaixonada torcida! Essa sim merece uma mensão honrosa!

Classifico os flamenguistas como os mais apaixonados torcedores que eu conheço! Eles conseguem acreditar que equipes horrorosas são verdadeiras seleções! A mídia explora esse sentimento, o jogador – mesmo sendo ruim – assimila essa confiança do torcedor e vai para cima do adversário, que quando vê aquele mar vermelho e preto nas arquibancadas perdem a concentração.

Os adversários do Flamengo, inclusive os cariocas, com exceção de América do México (Libertadores de 2008) e Santo André (Copa do Brasil de 2004) amarelaram dentro do Maracanã, literalmente a Casa do Flamengo!

Quero pedir aos flamenguistas que antes de responderem as bobagens que vocês pretendem sobre as minhas reflexões, leiam e pensem no que estou escrevendo. Se você analisar friamente verá que não estou equivocado!

Dizem que não se discute religião e futebol... Eu discordo. Penso que são duas coisas apaixonantes, que quando abordadas sem paixão, é possível se chegar ao denominador comum. Não é dizer que você vai trocar de time ou religião... Não é isso! Mas é perceber as fragilidades do tema, aceitar essas fragilidades e saber discorrer sobre elas com equilíbrio. Dessa forma é possível debater o futebol e perceber que os campeões brasileiros de 2009 e os últimos campeões cariocas foram os flamenguistas, não as horrorosas equipes rubro-negras!

Concluindo, eu devo lembrar que nesse texto eu não faço suposições – detesto isso! – eu afirmo! O Flamengo, ao contrário dos demais times, inclusive o meu Fluminense, vence escorado no seu torcedor. Os outros clubes precisam de bom desempenho dentro das quatro linhas para empolgar o torcedor. O Flamengo, não! Ele é o único clube que isso acontece de forma invertida. A arquibancada tem que aquecer o clima para o time corresponder em campo!

Eu estou analisando o Flamengo, não estou esculachando, nem torcendo contra. Abomino esse negócio de “mulambada”. O Flamengo é diferente! Não é querer ser rubro-negro! É analisar os fatos e percebê-lo como eles são.

O fato de ser tricolor não pode me impedir de pensar e analisar os demais times. O fato de ser tricolor não pode me impedir de perceber que aquele “timeco” que venceu o Flamengo com gol de barriga de Renato Gaúcho, em 1995, era horroroso! Naquela oportunidade, o Flamengo era muito superior!

Entretanto, seguindo a lógica, sem lógica, do torcedor, como tricolor, eu tenho que dizer que "aquele Fluminense do gol de barriga, com 200 volantes e um técnico retranqueiro (Joel Santana) foi melhor que a Seleção de 70". Ah, fala sério!

As pessoas acham que para o futebol ter graça ele não pode ser pensado! Isso é horrível para nós tocedores e excelente para Ricardo Teixeira, que continua gerenciando o futebol brasileiro como se fosse a casa dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário