domingo, 11 de setembro de 2011

Estado do Rio abre 15 mil vagas para a Saúde ainda este mês


A expectativa dos candidatos interessados na área de Saúde ganha força este mês. É que a Fundação Estatal do Rio está para lançar concurso com oferta de 15 mil vagas, até o final de setembro para o setor de saúde do estado. A previsão salarial é de R$6.077,43 (médicos) e de R$2.402,64 (enfermeiros). A seleção deve ocorrer pouco depois da Secretaria Municipal de Saúde do Rio ter publicado edital com 2.580 vagas para o setor.

Diretor da Academia do Concurso, Paulo Estrella orienta os candidatos a aproveitarem conhecimento profissional adquirido e aprofundarem os estudos em Português e Legislação do SUS (Serviço Único de Saúde). “Como os conhecimentos específicos valem 80% da prova de médico e 75% da prova de Auxiliar de Enfermagem, o foco deve estar nesses conjuntos de disciplinas que fazem parte do dia adia do profissional”, afirma.

Segundo Estrella, são frequentes as chances nesta área. “Existe deficiência de pessoal, o que gera a necessidade de novas contratações”, diz.

A Saúde municipal tem 1.700 vagas de médico e 880 de auxiliar de enfermagem. Médico

Legislação é cobrada sempre

Autor do livro ‘SUS — Legislação e Questões Comentadas’, Lenildo Thürler afirma que, primeiramente, os candidatos devem conhecer a organizadora responsável pela elaboração das provas. Basear os estudos nos exames anteriores também é uma boa estratégia.

O especialista destaca as leis na área de saúde que, normalmente, são cobradas em provas. “As leis 8.080/90, 8.142/90, a Constituição Federal de 1988 — capítulo II, Seção II, Artigos 196 a 200 e a Emenda Constitucional 29 são sempre cobradas e constam em todos os concursos para a área de Saúde”, garante Thürler.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário