sábado, 17 de setembro de 2011

Alunos portadores de necessidades especiais representam Rio Bonito na Olimped 2011

Flávio Azevedo

Uma equipe de Rio Bonito está participando, em Volta Redonda, da XIV Olimpede (Olimpíadas da Pessoa com Deficiência). Alunos do Centro de Educação Especial José Reis, da Escola Municipalizada Professor Honesto Almeida de Carvalho e outros alunos da rede municipal de ensino estão representando a cidade.

A abertura do evento foi na última sexta-feira (16/09), às 15h, no Ginásio da Ilha São João, com show do cantor Bochecha. Cerca de 3 mil competidores de 131 entidades estão participando dos jogos. A delegação riobonitense está composta por cerca de 50 integrantes entre competidores e acompanhantes.

Segundo informações da professora Garrolici Alvarenga, no Futsal, a equipe do José Reis composta por portadores de deficiência auditiva conquistou a medalha de prata. Já as cadeirantes Juliana e Elaine conquistaram o primeiro e segundo lugar na corrida de cadeira de rodas. No atletismo, caminhada de 25m, Michele conquistou a medalha de bronze.

A Olimpede é realizada em Volta Redonda desde 1987, sendo o maior evento do gênero no Brasil. Este ano a cidade está recebendo representantes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Os atletas portadores de necessidades especiais disputarão 12 modalidades: atletismo, futsal, futebol society, natação, voleibol especial, provas de habilidade, cabo de guerra, tênis de mesa, xadrez, dominó, dama e arremesso à cesta.

A competição

Realizada pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), a Olimpede conta com a chancela do Comitê Paraolímpico Brasileiro e do Ministério dos Esportes.

Este ano a Associação Brasileira de Rugby fará uma apresentação de uma partida da equipe nacional de Rugby de Cadeirantes, no dia 18, às 15 horas. A modalidade será anunciada como olímpica em Londres, pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em 2012. A modalidade integrará o Mundial a partir de 2016, no Brasil.

Apoio de ex-profissionais

Romário chutou o ar várias vezes, Ricardo Rocha levou uma bolada no peito e Deley deixou a bola passar entre as pernas. Os craques da bola protagonizaram ontem (16/09) cenas cômicas na partida de futsal contra o time de cegos da cidade de Volta Redonda. Com o placar de 3 x 2 para o time de cegos, Romário, Ricardo Rocha, Deley e Humberto (ex-jogador do Voltaço) disputaram uma partida de futsal de olhos vendados. O jogo abriu a Olimpede 2011, a maior olimpíada de deficientes do Brasil, evento que acontece anualmente em Volta Redonda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário