quarta-feira, 10 de agosto de 2011

José Luiz entrega certificado de qualificação a guardas municipais de Rio Bonito

Flávio Azevedo

Oito guardas municipais de Rio Bonito receberam das mãos do prefeito José Luis Antunes e do vice-prefeito Matheus Neto, na última terça-feira (09/08), os diplomas de conclusão do curso de Intervenção Penitenciária que participaram em Nova Iguaçu, entre os dias 22 e 24 de julho. No curso, os guardas receberam instruções sobre escalonamento da força, agentes químicos e munições de impacto controlado, espingarda calibre 12, EPI/EPC, uso da tonfa, técnicas de algemamento, tática individual de combate, noções de gerenciamento de crises, planejamento de intervenção, invasão de pátio e entradas táticas.

De acordo com o diretor da Guarda Municipal, o policial militar licenciado, Márcio Soares, o curso é um dos seus projetos de qualificação dos guardas, que conta atualmente com 56 componentes.
– Estamos trabalhando para qualificar os nossos guardas. Esses cursos têm o objetivo de capacitá-los para que tenham condições de agir com eficiência técnica e tática de onde estiverem atuando – disse Soares, revelando que os guardas também estão participando de um curso de Primeiros Socorros – ministrado às quartas-feiras, na Casa do Futuro.

Foram certificados: Alex Santos, Alexandro Mariano, Fabrício Alves, Helena Beatriz, Luciano Barcelos, Marcos Oliveira, Michely Coutinho e Nilson Vital.

Outros cursos

No último dia 1º de agosto, um grupo formado por guardas municipais participou, na Universidade Federal Fluminense (UFF), de um curso de Extensão, Produção e Análise de Informação sobre Conflitos no Espaço Urbano. O curso foi ministrado pelo Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/InEAC-UFF) e o Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP-UFF), que foi realizado pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, da UFF.

Na ocasião, também foram discutidos os processos de construção e os possíveis usos de um sistema voltado para a gestão de informações provenientes das ocorrências atendidas pelas guardas municipais. O curso é parte das atividades da pesquisa “Segurança Pública e Social Municipal: identidades profissionais, conflitos sociais e a dimensão local” desenvolvido pelo InEAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário