quarta-feira, 17 de agosto de 2011

“Dia de Fúria” na Câmara de Vereadores de Rio Bonito

Flávio Azevedo

A sessão da Câmara Municipal dos Vereadores de Rio Bonito desta terça-feira (16/08) caminhava para ser uma reunião normal até que o presidente da Casa, o vereador Marcus Botelho (PR), influenciado pelo vice-presidente Carlos André Barreto de Pina, o Maninho (PPS), encerrou as atividades porque o cidadão Rogério Helayel Tavares Filho, o popular Rogerinho, filmava a sessão com uma câmera portátil.

A máquina era do vereador Humberto Belgues (PSDB), que antes de começar a reunião, pediu que Rogerinho filmasse a sessão. As imagens, segundo o vereador ‘tucano’ serão disponibilizadas no seu site (www.humbertobelgues.com.br).

Encerrada a leitura da Ata, o vereador Maninho, utilizando o parágrafo único, do artigo 228 do Regimento Interno da Casa (cada jornal e emissora poderá solicitar a presidência o credenciamento de representantes em número, não superior a dois de cada órgão, para os trabalhos correspondentes e cobertura das atividades da Casa), perguntou ao presidente se os representantes da imprensa haviam se cadastrado para filmar a sessão.

Diante da resposta negativa, o parlamentar sugeriu que Rogerinho fosse impedido de fazer a filmagem. O presidente tentou contornar a situação ressaltando que caso sofresse algum tipo de problema – por conta da imagem dele estar sendo filmado – Rogerinho deveria ser culpado.
– Contando que essa filmagem não vá servir para poder me matar ou que possa também fazer uma montagem contra a minha pessoa, quero que isso conste em Ata, na verdade, não é permitido... A Câmara não permitiu. Podemos entender que é uma ilegalidade, mas infelizmente a Casa ainda não tem segurança e não podemos, por enquanto, ter um policial que possa estar a nossa mercê, para que ele possa fazer o cidadão que está filmando se retirar daqui – disse Botelho.

Sem entender a situação, o vereador Humberto Belgues tentou argumentar com os colegas dizendo ser o dono da máquina e que ele precisava das imagens para colocar no seu site.
– Gente, a câmera é minha. Como eu não tinha ninguém para fazer a filmagem, eu pedi que Rogerinho filmasse a sessão. As imagens serão disponibilizadas no meu site, para que a população acompanhe as minhas atividades parlamentares. O Regimento não diz nada sobre isso – disse Humberto.

O presidente rebateu as colocações do colega dizendo que se “eu morrer ou alguma montagem for feita com a minha imagem, como aconteceu com o vereador Maninho, a culpa será sua”. O chefe da Casa Legislativa declarou também, que, no dia seguinte iria à delegacia (119ª DP) fazer uma ocorrência para resguardar a sua vida.
– Quero que conste em Ata e quero uma garantia de vida. Eu entendo que o vereador Humberto pode me ameaçar de morte. Não vou andar com segurança, vou chegar a minha casa a hora que eu quiser, não tenho medo de morrer, mas qualquer coisa que me acontecer, que o vereador Humberto seja responsabilizado – declarou Botelho que interrompeu a sessão por cinco minutos.

Antes de deixar o comando da Mesa Diretora, o presidente afirmou que a sessão só seria reiniciada depois que Rogerinho fosse retirado do plenário com a filmadora. “Caso ele não saia, peço que algum funcionário vá a delegacia dar ciência ao delegado e que ele traga um policial para retirar essa pessoa. Não vou dar seguimento à reunião, enquanto essa pouca vergonha, essa molecagem, estiver acontecendo”, esbravejou.

Enquanto a discussão prosseguia, Rogerinho continuava filmando (foto 3 - Rogerinho está a esquerda da imagem). Segundo ele as imagens também serão postadas no seu Blog (www.rogerinhorb. blogspot.com) e também no site Youtube. “O meu objetivo é deixar os riobonitenses a par do que realmente acontece. Mas eu não posso filmar, por quê? Será que tem alguma coisa errada? Será que existe irregularidade nos atos da Câmara?”, questionou Rogerinho.

Intervalo

Diante do bate boca, a vereadora Rita de Cássia (PP), sem querer expor os seus pares (são do mesmo grupo político, na Casa), sinalizava para os colegas a situação ridícula em que estavam se metendo. “Gente vocês estão fazendo o jogo dele. Agora, ele conseguiu o que queria! Larga isso pra lá e vamos dar continuidade à sessão”, ponderou discretamente com alguns parlamentares que estavam próximos a ela.

Nesse ínterim, três guardas municipais, que deveriam naquele horário (hora do rush) estar atuando no sempre confuso Trânsito da cidade, chegaram ao plenário da Câmara para atender o presidente. A sessão continuou interrompida.

Reinício com mais confusão

Passados 12 minutos, o presidente reabriu a sessão e logo no início foi questionado por Humberto: “o que foi resolvido, vai poder filmar ou não?”. Botelho respondeu que não e afirmou que era uma decisão da presidência. “Se continuar, eu posso pedir para prender a pessoa que esta filmando, porque eu tenho poder de polícia”, garantiu Botelho.

O vereador Humberto, que nesse momento já estava com a filmadora nas mãos, perguntou a Botelho se ele (Humberto) poderia filmar a sessão. Diante da resposta negativa (“vossa excelência está trabalhando, como vai filmar, não... Não pode”, disse Botelho), Humberto se levantou com a filmadora ligada e disse que “vossa excelência, então, vai mandar me prender, porque eu vou continuar filmando. Eu vou sair algemado, hoje, daqui, porque isso não está no Regimento!”.

Diante do impasse, o presidente decidiu encerrar a sessão, alegando que Humberto estava tumultuando o ambiente. Em meio ao bate boca, Botelho encerou os trabalhos e marcou outra reunião para a próxima quinta-feira, quando poderemos ter mais um capítulo dessa interminável novela onde os ‘insensatos corações’ são os personagens principais.

Outro caso

Não é a primeira vez que Rogerinho vê o seu nome arrolado em polêmica. Em 2008, durante as eleições municipais, um DVD contendo a imagem do vereador Maninho, com a mão cheia de dinheiro, dizendo “manda mais Mandiocão”, foi espalhado na cidade uma semana antes das eleições.

Milhares de DVDs foram distribuídos de casa em casa com o objetivo de prejudicar a reeleição do prefeito José Luiz Mandiocão (DEM), que tentava a reeleição ao lado de Matheus Neto.

A autoria do DVD foi atribuída a Rogerinho, que fazia parte da coordenação de campanha do então vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis (PR), que tentava chegar a Prefeitura tendo a deputada federal Solange Almeida (PMDB) como vice.

Se nunca ninguém conseguiu provar que Rogerinho teria sido o autor da façanha, Rogerinho também nunca assumiu a autoria da ideia do DVD, que entrou para o folclore político riobonitense como “manda mais Mandiocão”.

5 comentários:

  1. UM PRESIDENTE DESPREPARADO, UMA 1ª SECRETARIA DECEPCIONANTE, UM 2º SECRETARIO MUDO, UM VICE-PRESIDENTE QUE NÃO É AMADO POR NINGUEM, SOMA TUDO ISSO, VIRA DITADURA, MAS O PORQUE DA CENSURA, POSSAM SER ATOS SECRETOS, MUTRETAS, SACANAGENS, APOIADOS PELA ATUAL GESTÃO DA CAMARA.

    ResponderExcluir
  2. Como uma das cidades mais encantadoras do Estado do rio,prestes a se tornar uma São onçalo, atingida pelo progresso avassalador que já engolu Itaboraí, está quase engolindoTanguá, e esta cidade tem tempo para criar politicas publicas de prevenção para não ser engolida também.A sua câmara promotora e ratificadora dessas politicas possa perder tempo com bestialidade.Só mesmo Nossa Senhora com o seu manto para nos proteger.aurinolima

    ResponderExcluir
  3. Eu não irei nem mesmo entrar no mérito da questão, pois não entendi o porque do medo do Presidente, muito menor porque ele atribuiu ao Vereador Humberto qualquer ameaça. Conheço o vereador Humberto e desconheço que ele ameace as pessoas, é mais fácil ele sair no tapa do que fazer qualquer ameaça, pois tem um temperamento que não permite o depois, ou seja, se ele não gostar você será o primeiro a saber e ali acabou o problema. Ele é assim se é diferente isso é novo para mim.

    O que está acontecendo na Câmara é uma verdadeira guerra de ego, isso é publico e notório, só não enxerga aqueles que estão de olhos vendados ($$$), moramos em um pequeno Municipio, todos são conhecidos, temos problema s em comum, não é só os simples mortais como nós e sim toda a população, incluindo os políticos, nascemos políticos, temos nossas preferencias, mas acredito que sair do normal é algo que temos que observar e tomar muito cuidado, ninguém deveria ser impedido de usar qualquer meio de gravação em plenário, os atos que acontecem dentro da Câmara deveria ser publico, deveria estar no conhecimento geral da população, lembro que um dos vereadores queria até fazer uma tv fechada que iria ser transmitida na praça Fonseca Portela, o que é uma perda que este projeto não saiu da vontade ou papel. Temos que estar cientes dos acontecidos e acontecimentos de nosso Municipio, como também devemos sempre ter ciência do que é feito do nosso dinheiro.

    Caso a nossa população fizesse uso de seus direitos e pedisse informações a Prefeitura e a Câmara, sobre o que é feito com o dinheiro de repasses e de tributos municipais mensalmente, eles iriam cuidarem melhor do erário publico.

    Os desmandos que hoje acontecem nós somos os UNICOS culpados, mas se após 2012 irão continuar acontecendo, temos que entender que errar é humano e persistir no erro é burrice, então não vote em quem não faz por merecer seus votos, pesquisem e pesquisem sobre determinado candidato, trabalhar em campanhas eleitorais não quer dizer que você é obrigado a votar no candidato, você está servindo de sua força de trabalho e NÃO DO SEU DIREITO DE VOTO.


    ALEX HUDSON

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não entendi a parte do "Contando que essa filmagem não vá servir para poder me matar"...

    Só se for de vergonha, né dr?

    Aliás, ja postaram o vídeo?

    ResponderExcluir