sábado, 23 de julho de 2011

Você quer fazer parte desse clube? Eu estou fora!

Flávio Azevedo - Reflexões

A vida e a história da cantora, Amy Winehouse, encontrada morta, hoje, no seu apartamento, em Londres, segue um roteiro escrito por outros artistas e celebridades de talento. Infelizmente, Amy é mais uma que parte de forma prematura por ter fechado parceria com as drogas.

Essas histórias me fazem pensar no que está escrito na Bíblia, no livro de S. Tiago, capítulo 4, verso 14. Diz assim: “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece”.

Não são poucos os personagens que inebriam jovens e adolescentes por ostentarem fama, riqueza e uma suposta liberdade. Entretanto, as luzes e o glamour obscurecem uma realidade nada atraente: vida dissoluta, repleta de escândalos, onde imperam a prostituição, as drogas, a mentira e a pregação de valores questionáveis.
Para que você entenda o contexto dessa reflexão, vale destacar que a cantora Amy Winehouse é a mais nova integrante do Clube 27, que tem além dela, grandes ídolos do rock que morreram, coincidentemente aos 27 anos.

Entre eles estão figuras lendárias como o guitarrista Jimi Hendrix, a cantora Janis Joplin, o vocalista do The Doors, Jim Morrison; Kurt Cobain, ícone do movimento grunge e líder do Nirvana; e Brian Jones, um dos fundadores da banda Rolling Stones. Mas o que eles têm em comum além do gosto pela música? Simples, talento de sobra e consumo excessivo de drogas e álcool.

O Clube 27 conta ainda com o bluesman Robert Jonhnson; Ron Pigpen McKernan, do Grateful Dead; Pete Ham, do Badfinger; David Alexander, dos Stooges; Pete De Freitas, do Echo & The Bunnymen; Mia Zapata, do The Gits; e Gary Thain, do Uriah Heep.

Penso que em países terceiromundistas, como o Brasil, as drogas servem como pano de fundo para manter uma lógica perversa, cruel e nada glamoroso. Na América do Sul, os consumidores de drogas são protegidos e os fornecedores, sobretudo quando estão nos morros e comunidades pobres, são fuzilados.

A idéia de transformar os consumidores em vítimas tem como resultado a proliferação da droga entre os jovens, principalmente os filhos das classes abastadas, que se habituaram a realizar festinhas sempre regadas a álcool e drogas. Infelizmente, os pais preferem tapar os olhos e ouvidos para essa realidade e ainda fazem carinha feia quando alguém se atreve a fazer essa afirmação sobre os seus pupilos.

Também não é novidade que os morros e favelas, sempre demonizados pela sociedade, apenas fornecem jovens sem horizontes e/ou perspectivas para atuarem como soldados do tráfico. São indivíduos abandonados pelo estado, que por alguma fragilidade emocional ou intelectual não têm forças para resistir os falsos e momentâneos prazeres oferecidos pelo sistema.

Depois de muito observar esse cenário medonho e catastrófico, eu passei a defender a tese de que a droga é o meio mais eficiente de alienação. É uma forma de afastar os jovens da luta por um estado democrático e pelo bem-estar social de todos. Viciados e traficantes estão sendo ludibriados. A droga é o elemento chave para a imobilização política da sociedade. Ela faz parte de um coquetel de alienantes, que inclui filmes de violência, gêneros musicais ensurdecedores e a busca desenfreada pelo sucesso, que deve ser conquistado a qualquer preço.

Concluo afirmando que está em nossas mãos a mudança. Podemos continuar ‘fumando, bebendo, cheirando e se alienando’... Ou podemos arregaçar as mangas e lutar por um futuro melhor. Eu farei o possível e o impossível para impedir que a minha filha, hoje, com quatro anos, tenha um futuro igual ao das cantoras Amy Winehouse e Janis Joplin. E você, quer que o seu menino tenha um futuro igual ao de Jimi Hendrix, Jim Morrison ou Kurt Cobain?

Curiosidades

Jimi Hendrix: O guitarrista americano nasceu em 27 de novembro de 1942 e morreu em 28 de setembro de 1970. Segundo o médico que o atendeu, ele teria se afogado em seu próprio vômito, em decorrência de overdose de remédios para dormir.

Janis Joplin: A cantora nasceu em 19 de janeiro de 1943 e morreu em 4 de outubro de 1970. De overodese de heroína, em Los Angeles (EUA).

Jim Morrison: O vocalista do The Doors nas ceu em 8 de dezembro de 1943 e morreu em 3 de julho de 1971. Ele foi encontrado morto na banheira de seu apartamento, em Paris. Apesar de a morte oficial ser ataque de coração, suspeita-se que ele tenha morrido de overdose de heroína.

Brian Jones: Nasceu em 28 de fevereiro de 1942 e morreu em 3 de julho de 1969. Encontrado morto na piscina de sua casa, na Inglaterra, o músico, um dos fundadores da banda Rolling Stones, teria sido vítima de ingestão excessiva de álcool e drogas.

Kurt Cobain: Nasceu em 20 de fevereiro de 1967 e morreu em 5 de abril de 1994. Ícone do movimento grunge, o líder do Nirvada foi encontrado morto com um tiro na cabeça em sua casa, em Seattle (EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário