segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rio Bonito lança Agenda 21 do município

Texto: Blog Fatos e Dados Petrobras
Fotos: Flávio Azevedo

No último dia 29 de junho (quarta-feira) foi lançada a Agenda 21 local de Rio Bonito, com o apoio da Petrobras e da Prefeitura da cidade. A Agenda 21 Comperj, projeto de responsabilidade socioambiental da Companhia em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro busca contribuir para o desenvolvimento sustentável nos 14 municípios do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em construção na cidade de Itaboraí.

A iniciativa é considerada uma nova forma de relacionamento com a região de influência do empreendimento, identificando preocupações e potencialidades locais. O resultado é um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) para cada município, englobando diversos temas como educação, cultura, meio ambiente, habitação, saúde, saneamento básico, transporte e segurança.

No evento, o presidente da Fundação Departamento de Recursos Mineiras do Rio de Janeiro (DRM-RJ), Flávio Erthal, entregou, oficialmente, ao prefeito de Rio Bonito, José Luiz Alves Antunes, o mapeamento de risco da cidade. “Rio Bonito é parte do segundo bloco de mapeamento de risco do estado. Trata-se de um completo instrumento para se buscar soluções, em pontos detectados, a fim de evitar riscos para casas e pessoas. Na Agenda 21, há uma cartilha do DRM-RJ explicando de que forma se dá o nosso trabalho”, ressaltou Erthal.

Para o prefeito José Luiz Alves Antunes, a Agenda 21 é o comprometimento, a responsabilidade e a conscientização de todos em prol do desenvolvimento autossustentável da cidade. “O poder público trabalha com as premissas da Agenda. A qualidade de vida de hoje e do futuro é importante para toda a população. Em parceria com a Petrobras estamos comprometidos com a geração de emprego e a questão ambiental”, disse.

O representante da Comunicação Institucional da Petrobras e coordenador do projeto Agenda 21 Comperj, Ricardo Frosini, ressaltou que a Agenda 21 é de extrema importância para Rio Bonito, uma cidade que vem crescendo, principalmente, por meio do comércio, indústria e serviços, destacando-se cada vez mais na região.
– É preciso planejar tal crescimento e não há instrumento melhor para isso do que a Agenda 21, em que todos os setores sociais participam de sua elaboração e implementação. São 24 temas pertinentes ao município, todos tratados tendo como pilares o crescimento econômico com proteção ambiental e inclusão social. Ter a Agenda 21 local como guia é um excelente caminho para que essa oportunidade de transformação social seja efetivamente aproveitada – disse.

De acordo com a secretária Municipal de Meio Ambiente e uma das coordenadoras da Agenda 21 local, Carmen Motta, vários itens da Agenda 21 já fazem parte das ações do governo local. “Vamos dar continuidade ao trabalho. Somos 30 voluntários dispostos a colaborar com o desenvolvimento autossustentável da cidade. A minha proposta é que possamos nos reunir mensalmente – a partir da primeira quarta-feira de agosto -, para ampliarmos o investimento na cidade, buscando recursos junto à Petrobras e ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea)”, destacou Carmen Motta.

A construção da Agenda 21 Local aconteceu em cinco etapas. Na primeira, foi realizado um trabalho de sensibilização e mobilização dos quatro setores, convidando toda a sociedade para participar de sua construção. Na segunda, foi realizado um Levantamento das Percepções Setoriais (LPS), identificando preocupações e potencialidades, e indicando as ações necessárias em cada um dos capítulos da Agenda 21. Para a continuidade dos trabalhos em âmbito municipal, cada setor escolheu representantes para formar o Fórum Local e consolidar os resultados setoriais. Uma vez lançado o PLDS, o objetivo é que ele se torne um guia tanto para políticas públicas quanto para outros tipos de ação no município.

Fonte:http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/06/30/rio-bonito-lanca-agenda-21-do-municipio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário