sexta-feira, 29 de julho de 2011

Quem precisa mudar? A política ou o cidadão?

Flávio Azevedo - Reflexões

Os políticos não mudam porque o povo não muda!

Recentemente, um cidadão que se diz defensor da extinção da sacanagem no mundo político, ao ser procurado por determinado pré-candidato, respondeu: “eu quero te ajudar, mas o meu passe é caro!”. Aí eu pergunto: “a culpa pela sacanagem é de quem?”.

Se você for conversar com todos os agregados em assessorias na Prefeitura e na Câmara, todos farão um discurso indignado, moralista e se dirão desencantados com a política e os políticos. Entretanto, esquecem que estão sorvendo de maneira “escrota” – desculpe o termo – os cofres públicos.

Por outro lado, caso você converse com os políticos da nossa cidade, você verá que eles também estão indignados e desencantados com a política, por conta da pilantragem do cidadão.

É o que eu chamo de efeito Tostines: “O político é pilantra por que o cidadão é safado, ou o cidadão é safado por que o cidadão é pilantra?”. Eis um problema matemático tão complicado, que até Albert Einstein teria dificuldades para resolver.

Existe uma equação que não fecha. Como eu posso querer políticos sérios, se eu, o cidadão, não sou sério. A política é um reflexo da sociedade. Se os meandros políticos estão apodrecidos é porque a sociedade está apodrecida.

Uma coisa que nós esquecemos é que os políticos, antes de ingressarem, na vida pública ou em cargos eletivos, eles também são cidadãos. Ou seja, eles simplesmente levam os valores da sociedade para os seus cargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário