quarta-feira, 13 de julho de 2011

Falta pediatra

Por Flávio Azevedo – Reflexões

Através do nosso perfil no site de relacionamentos Facebook, ao noticiarmos a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), uma pessoa reclama da demora no atendimento, quando ela precisou de um pediatra e se socorreu e esta instituição.

Na verdade, o problema vivenciado pela nossa amiga eu já vivenciei várias vezes. A última, inclusive, eu estava na companhia dos netos do gerente do HRDV, Lupércio Lopes. E não havia pediatra! O clínico que estava de plantão estava quebrando um galho e “atendendo as crianças”. Detalhe: a minha filha tem plano de saúde.

Na UPA, para onde nos dirigimos em busca desse profissional, também não tinha. Diante disso, o que fazer? Vamos reclamar e buscar saber o porquê dessa falta! Bem, nessas buscas eu fiz descobertas interessantes e vou dividi-las com os meus leitores:

1 – Não existe pediatra disponível no mercado;

2 – Os médicos acadêmicos não estão mais escolhendo estudar a especialidade pediatria, por uma série de situações, inclusive, os processos movidos pelos pais das crianças contra esses profissionais;

3 – O HRDV mantém um anuncio de vagas para pediatra nos principais classificados do estado e os profissionais não aparecem;

4 – Os nossos salários não conseguem segurar o profissional que vem para Rio Bonito – seja HRDV ou Prefeitura. Quando ele aparece, logo recebe uma proposta melhor e ele vai embora;

5 – Os pediatras locais, já estão com o burro na sombra e não querem mais perder os fins de semana com plantão. “Dia de semana até faço, mas o fim de semana é sagrado”, você já ouviu isso? Aliás, se eu não estiver enganado, você disse que o problema que você enfrentou foi dia 25, um sábado, não?

6 - De maneira geral, não se pode adoecer ou sofrer algum tipo de acidente nos fins de semana e feriados, sobretudo os prolongados, porque os médicos, principalmente aqueles que são responsáveis pelas especialidades mais complexas (neurologia, por exemplo), estão aproveitando a ocasião para descansar (?).

Penso que precisamos nos mobilizar e debater esse assunto com mais profundidade, inclusive, ouvindo o presidente do HRDV, Luis Gustavo Siqueira Martins; e a secretária municipal de Saúde, Maria Juraci Dutra. A leitura que eu faço da falta de pediatras é que ela transcende a vontade política dos governantes e a disposição administrativa das instituições privadas. É uma briga boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário