terça-feira, 28 de junho de 2011

Representantes da sociedade civil riobonitense se reúnem com secretário estadual de Segurança Pública

Flávio Azevedo

Aumentar o número de policiais no município e exigir que a Polícia Civil produza com mais eficiência, os serviços de investigação e inteligência, “para saber a origem dos crimes que estão atingindo Rio Bonito”; foram os principais compromissos firmados pelo secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, na manhã de ontem (terça-feira, 28) durante o encontro com representantes da sociedade civil organizada riobonitense.

O secretário sugeriu ainda, que a segurança do município seja reforçada por policiais militares que estejam de folga, através da celebração de um convênio entre Prefeitura e governo do estado. “Várias cidades estão adotando esse serviço e os resultados estão sendo muito satisfatórios”, destacou Beltrame.

Apresentando as estatísticas da criminalidade de Rio Bonito, até abril de 2011, o secretário comentou que a população precisa registrar as ocorrências, para que a Secretaria de Segurança Pública tenha a noção do que realmente está acontecendo no município. “Os fatos que estão sendo narrados aqui por vocês, infelizmente, a maior parte não figura nas nossas estatísticas, porque muitos desses casos são subnotificados, ou seja, não são registrados. As ocorrências, por mais simples que sejam, precisam ser registradas”, frisou.

Sobre as constantes mudanças de delegado, o secretário disse que as trocas acontecem por estratégia particular dele (secretário). “Eu vou mudar muito, porque muitos fingem que estão trabalhando. Comigo o delegado não cria ‘limo nos pés’, e eu sei o que estou fazendo. Eu estou de olho nos atuais, delegado da 119ª DP e comandante do 35º BPM. O que determina a troca é a falta de produtividade”, esclareceu.

O secretário reconhece que as deficiências da Segurança é uma realidade para todo estado do Rio; reclamou que quando assumiu a pasta encontrou a Secretaria em estado de abandono; e anunciou que o governo do estado investiu R$ 15 milhões na recuperação da Academia de Polícia Militar D. João VI.
– O objetivo é aumentar o efetivo em todo estado e repor as perdas que existem com mortes, aposentadorias, exonerações e abandono da carreira. A partir do próximo mês de agosto, nós formaremos, mensalmente, 500 novos policiais. Compor o quadro com números que se aproximem da necessidade do estado é um trabalho de médio e longo prazo – disse.

Participaram do encontro, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), André Goettert; o presidente da 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), César Sá; o presidente do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), Luis Gustavo Martins; o empresário, Bruno Soares; o advogado, Luis Guilherme Cordeiro; o jornalista, Flávio Azevedo; e a deputada federal, Solange Almeida (PMDB), responsável por agendar a reunião com o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário