sábado, 14 de maio de 2011

Seminário discute educação inclusiva em Rio Bonito

Ascom/RB

Pioneira na implantação de cursos gratuitos de educação inclusiva no Estado, a Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Educação e Cultura, irá promover entre os dias 17 e 19 de maio o I Seminário de Educação do município com o tema “Rio Bonito potencializa a diversidade e você?”. O evento, voltado para os profissionais da rede de ensino municipal, será realizado no Motorista Futebol Clube.

Durante os três dias de evento serão discutidos assuntos como autismo, deficiência intelectual na abordagem pedagógica, políticas públicas na área da surdez e formação de profissionais em libras e nas dimensões clínica e social. Estão confirmadas as presenças de representantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

No primeiro dia do seminário, 17, será lançado o Projeto Bernardino Lopes Acessível à Todos. Um kit com DVD filmado pelos cursistas de Libras do município, livro em braile e um em tinta ampliado, além de um cd de áudio feito pelo Instituto Benjamin Constant (IBC). Foram selecionados 26 poemas do poeta riobonitense e contados de forma historiada com o objetivo de que os cegos sejam estimulados a conhecer mais a história do poeta.

De acordo com a Coordenadora de Inclusão, Garrolici Alvarenga a idéia surgiu durante os cursos de Libras, Soroban, Braile. “Somos os pioneiros na implantação dos cursos e mais uma vez somos o primeiro município a lançar um kit de áudio e visual gratuito voltado para surdos, cegos e os de pouca visão”, afirmou a professora acrescentando que cerca de dez alunos participaram da gravação do DVD. Ao todo foram produzidos 200 kits que serão enviados para as escolas, Governo do Estado, entre outras instituições.

Estão abertas as inscrições para o Curso de Braile. Os interessados têm até o dia 30/05 para se inscrever no site www.especialjr.com.br. A prioridade é para profissionais da educação, mas está aberto a toda a comunidade. As aulas serão realizadas três vezes por semana (segunda, terça e quinta) na Escola Municipal Dr. Paulo do Couto e Pfeil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário