segunda-feira, 16 de maio de 2011

Professor rouba a cena na Sessão Solene da Câmara de Vereadores

Flávio Azevedo

O professor Gelson Gomes Carneiro de Souza, do Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça (atua como auxiliar de secretaria), roubou a cena na Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores de Rio Bonito, do dia 7 de maio – data do aniversário da cidade. O professor foi homenageado pela vereadora Rita de Cássia (PP) com a medalha Carlos Cordeiro, honraria oferecida àquelas pessoas que de alguma forma tenham se destacado no município.

Embora seja professor, Gelson é auxiliar de secretaria no Colégio Municipal, mas vem realizando eventos importantes, como o simpósio de Educação em 2009 e o seminário de Educação, em 2010, ambos sempre lincados a unidade escolar que atua.


Convidado para fazer uso da palavra, o professor fez um discurso firme e contundente. Em sua fala, ele criticou “os baixos salários dos professores; a perseguição desenfreada a imprensa e jornais locais; a falta de incentivos a novas iniciativas culturais, como a que temos acompanhado com o Projeto Lona na Lua; o aluno que foi pego com uma arma em sala de aula; os embates pela presidência da Câmara”, entre outros assuntos.

Confira o discurso do professor Gelson:

Senhor presidente Marcus Botelho, senhor prefeito José Luiz Alves Antunes, senhora vereadora, senhores vereadores, demais autoridades presentes, senhoras e senhores. A todos uma boa noite.

Diante da emoção que me envolve neste momento, e ciente do nervosismo que me tomaria, resolvi escrever umas poucas palavras.

Muitas coisas passaram pela minha cabeça para este momento. Poderia falar de tantas coisas... Como esse não é o momento, apenas sinalizo alguns começos possíveis e que poderiam ser tranquilamente usadas para iniciar essas palavras, assim:

Poderia falar do grande problema salarial que os governos têm dedicado aos profissionais da Educação;

Da violência que os nossos alunos e professores tem sofrido mutuamente;

Do “massacre” que ocorreu na escola em Realengo, que coisa horrível, não?

Poderia iniciar essa fala referindo-me aos avanços alcançados na política nacional e nos desafios do governo para a Educação;

Poderia iniciar referindo-me a satisfação e orgulho de ter uma mulher como presidenta da República do Brasil;

Poderia iniciar falando da morte de Bin Laden e as políticas externas dos Estados Unidos da América;

Nossa... muitos começos possíveis.

A nível local...

Poderia falar desse dia tão importante para o nosso município – 7 de maio;

Das homenagens e homenageados desta noite;

Poderia falar da tristeza da não prorrogação do concurso público de Rio Bonito, visto que eu era praticamente o próximo a ser chamado;

Poderia falar dos projetos que venho desenvolvendo no Colégio Municipal, como o Seminário e o Simpósio de Educação;

Poderia iniciar essa fala referindo-me a perseguição desenfreada a imprensa e jornais locais. Ao bom e velho direito da livre expressão;

Poderia falar da falta de incentivos a novas iniciativas culturais, como a que temos acompanhado com o Projeto Lona na Lua;

Poderia falar da falta de oportunidades para os nossos jovens e os possíveis reflexos disso para nossa sociedade... Há pouco tempo um aluno da rede municipal foi pego com uma arma em punho numa de nossas escolas;

Poderia falar da crise econômica mundial de 2009, onde a “marolinha” não parece ter ido embora de Rio Bonito;

Poderia falar dos embates pela presidência da Câmara Municipal de Rio Bonito. O que muitos classificam como uma vergonha prefiro, apenas, ver como uma possibilidade do regime democrático;

E para terminar as tantas possibilidades de começo para esse momento, poderia falar da tristeza que temos compartilhado com muitos, com o fechamento do único Colégio de ensino médio municipal do nosso município e da região, o Colégio de Ensino Médio Dr. Márcio Duílio Pinto, que tanto contribuiu para a minha formação e de tantos outros de nossa cidade. Colégio premiado tantas vezes pelo ótimo desempenho e aprovações em vestibulares e concursos.

Bom, como esse não é o momento e nem temos tempo para tratar sobre todos esses assuntos, me limitarei aos agradecimentos.

Agradeço a Deus pelo presente mais precioso que tenho... A minha família (minha mãe, a Solange; meu pai Edson, corredor a tanto tempo de nossa cidade; os meus irmãos; a minha noiva Simone e seu filho Lucas; a todos os meus familiares). Uma família com os seus problemas, como todas as famílias, mas com uma virtude, a mais preciosa de todas as virtudes... O amor! Sou fruto de uma família que soube e sabe amar! E é por conta, simplesmente do amor, que hoje recebo essa homenagem tão importante para a minha vida.

Quero dizer que essa homenagem tem um sabor ainda mais agradável porque foi iniciativa de uma pessoa que respeito e admiro muito, a vereadora Rita de Cássia A. B. Martins Gomes. Ter o trabalho reconhecido pela senhora já é uma homenagem sem tamanho. Não tenho palavras para lhe agradecer o reconhecimento e o carinho que tem por mim. Contenho-me no “muito obrigado”.

Faço questão de registrar nesse momento a amizade e, sobretudo a generosidade de Romilda e Hingsley (diretoras do Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça) que acreditaram a todo o momento, nos projetos que por mim foram apresentados. Agradeço também aos meus amigos de trabalho pelo apoio e palavras de conforto nos momentos de dificuldades.

Finalizo essa fala, feliz pela homenagem que me é prestada e declarando a todas as autoridades presentes, amigos e amigas, senhoras e senhores...
Eu, Gelson Gomes Carneiro de Souza acredito na educação de Rio Bonito! A nossa educação pode e merece mais, mas muito mais!

No mais, desejo emocionado a minha mãe, a vereadora Rita de Cássia e, as demais mães presentes... Um Feliz Dia das Mães.

Obrigado!

Um comentário:

  1. Que discurso lindo! Lindo em todos os sentidos. Pela humildade com que usa as palavras, pela forte expressão sobre o amor pela Educação e por Rio Bonito. Muito lindo mesmo!Professor Gelson que Rio Bonito se contamine com as suas contribuições! Um abraço e muito orgulhosa de compartilhar a mesma cidade com você.
    Professora Lucy Teixeira.

    ResponderExcluir