terça-feira, 3 de maio de 2011

José Luiz visita Unacon e projeta Rio Bonito como referência em Saúde

Por Flávio Azevedo

Acompanhado do vice-prefeito Matheus Neto (DEM) e da secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra, o prefeito José Luiz Antunes (DEM), visitou no último dia 19 (terça-feira), as instalações da Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), que vai funcionar no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), no antigo ambulatório Romário Muniz. A obra, que está em fase de acabamento, foi apresentada ao prefeito pelo diretor médico da unidade, o médico Marcelo Pereló. A Unacon de Rio Bonito será referência da região em atendimento de pacientes com câncer e começa funcionar nas próximas semanas.

No fim da visita, o chefe do Executivo estava impressionado com a estrutura da unidade. Ele ressaltou os benefícios que a Unacon vai proporcionar aos munícipes e comemorou a implantação de mais um equipamento importante para a Saúde do município. O prefeito também agradeceu a direção da Onko Sol, empresa que viabilizou a implantação da Unacom, dizendo que “eles acreditam em Rio Bonito e estão investindo na nossa cidade”.

– Dias atrás nós inauguramos a Sala de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Humano, no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior. Nos próximos dias, nós vamos realizar um sonho antigo, que é ter em Rio Bonito, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). E quase ao mesmo tempo, nós vamos ganhar esse Unacon, que vai permitir um tratamento mais digno e humano aos riobonitenses que lutam contra o câncer – analisou José Luiz que também destacou a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em setembro de 2010.

Para o prefeito, o HRDV tem participação importante nessa nova dinâmica que a secretária Maria Juraci e o vice-prefeito Matheus Neto estão dando a área de Saúde do município. “A partir do funcionamento da UTI, que contou com recursos da Prefeitura, o HRDV vai chegar a um patamar de excelência, e isso, certamente, vai alavancar o setor”. Ainda segundo José Luiz, a boa gestão do HRDV se reflete no seu fortalecimento. “O hospital conta com uma diretoria competente, dedicada e isso permitirá importantes ganhos para o cidadão riobonitense”.

– Rio Bonito está comemorando nesse mês de maio, 165 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar essa data, nós preparamos uma vasta programação. Eu, porém, acho que esses são os grandes presentes que a cidade está ganhando. A partir de agora, o riobonitense vai poder cuidar da sua saúde de forma digna e sem depender do costumeiro favorzinho – disparou.

Já o vice-prefeito Matheus Neto ressaltou a qualidade da Saúde que está sendo oferecida aos riobonitenses. “Independente de classe social, todas as pessoas são contribuintes e tem direito a um atendimento digno. Eu destaco que as pessoas serão atendidas no mesmo lugar, entrarão e sairão pela mesma porta e terão um tratamento igual”. Matheus voltou a dizer que o grande desafio da administração municipal é estender essa excelência a rede básica de Saúde.

– Estamos fazendo um trabalho que nos enche de satisfação. A UPA, o HRDV e em breve, a UTI, e a Unacon. Eu tenho certeza que a partir dessas conquistas nós conseguiremos estender essa dinâmica ao Ambulatório Municipal (Loyola) e a toda rede básica de Saúde, o que é um grande desafio, mas estamos no caminho certo – pondera.

“Projeto audacioso”

Um projeto audacioso, que tem como perspectiva, atender, em curto prazo, cerca de 2,5 mil pacientes por mês, fazer cerca de 200 cirurgias oncológicas mensais e injetar um valor da ordem de R$ 5 milhões por mês na economia do município. Construído numa área de 350m², a Unacon será gerenciada pela Onko Sol, empresa privada que terceirizou o antigo ambulatório Romário Muniz, onde vai funcionar a unidade oncológica. O setor conta com 20 ambientes, sendo que o maior deles tem cerca de 60 m². Nesse local, que inicialmente vai contar com nove cadeiras, os pacientes acometidos de câncer receberão tratamento quimioterápico. A expectativa é que a Unacon gere cerca de 100 novos empregos diretos no município.

Demonstrando possuir uma visão administrativa moderna e objetiva, o administrador da Onko Sol e da Unacon (Marcelo Pereló/foto), que também é médico cirurgião especializado em intervenções oncológicas, afirma que “a iniciativa privada e o poder público devem sempre caminhar juntos”. Ainda segundo ele, dentro da engrenagem Pública, sobretudo na área de Saúde, existe o quadro técnico e o quadro político, que precisam atuar em parceria e respeitando o papel de cada um.

– Estamos acreditando em Rio Bonito, porque a Secretária de Saúde nos transmitiu segurança e uma grande capacidade técnica; o prefeito e o seu vice demonstraram estar empenhados em fazer o melhor pela cidade e, também porque encontramos um hospital saneado, com uma administração comprometida e disposta a buscar novos horizontes (HRDV). Nós encontramos pessoas que nos transmitiram credibilidade. É difícil encontrar essa realidade, mas quando ela acontece os resultados são muito positivos – analisou Pereló.

Nenhum comentário:

Postar um comentário