sábado, 23 de abril de 2011

RB sedia encontro para formação do Subcomitê da Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara

Por Flávio Azevedo

“Estudos comprovam que os nossos mananciais e as nossas extensas e diversificadas áreas verdes, são os principais atributos da nossa região, sobretudo nos municípios de Rio Bonito, Silva Jardim e Casimiro de Abreu. Essas características são excelentes opções de investimento, tanto para o poder público como para a iniciativa privada, o que pode gerar emprego, renda e o tão sonhado desenvolvimento sustentável”, disse o vice-prefeito, Matheus Neto, durante a segunda reunião para a formação do Subcomitê da Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara.

A reunião, que aconteceu na tarde da última quarta-feira (13), no Salão Nobre do Esporte Clube Fluminense, no Centro, onde representantes de vários municípios e integrantes de instituições da sociedade civil organizada da região marcaram presença para discutir a formação do estatuto do grupo e assistiram uma palestra com a analista ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Gláucia Freitas Sampaio.

Durante a sua fala, o vice-prefeito, que na ocasião, representava o prefeito José Luiz Antunes, destacou a importância do assunto debatido na reunião e destacou que “os conselhos que estão sendo criados para debater esse e outros temas de interesse da sociedade são fundamentais para o desenvolvimento da região e do país”. Ele também frisou que a participação da sociedade é fundamental, “porque quando ela está presente, a discussão é mais democrática e produz resultados mais satisfatórios”.
– Com a implantação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, alguns municípios, por possuírem importantes bacias hidrográficas, passaram a ser tema de inúmeras discussões quando a demanda por água – disse Matheus, alertando que as prefeituras devem ficar atentas quanto a proteção e preservação dos seus mananciais e de suas riquezas naturais.
A participação da sociedade, das instituições e do poder público foi enfocada por Matheus. De acordo com ele, “sem essa maciça e significativa colaboração, o planejamento destinado a preservação do Meio Ambiente, ou qualquer outro setor da sociedade, não alcançará o resultado desejado”, concluiu.

Após as declarações do vice-prefeito, a analista ambiental do INEA, Gláucia Freitas Sampaio explicou o que é uma bacia hidrográfica, falou sobre os fundamentos de um comitê, e a importância da discussão para a preservação. Após a palestra, representantes dos 1º, 2º e 3º setores dos oito municípios que integram o subcomitê, discutiram as principais questões de cada município, quais os problemas, na área, e em seguida o que podem fazer para que essas questões sejam solucionadas.

Colaborou: Lívia Louzada/Folha da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário