quinta-feira, 3 de março de 2011

Tanguá lança a Agenda 21


“A ‘bíblia’ para Tanguá é a Agenda 21”. Essa foi uma das declarações do prefeito Carlos Roberto Pereira que marcaram a cerimônia de lançamento da Agenda 21 de Tanguá. Repleto de manifestações culturais locais e relembrando os três anos de trabalho do projeto Agenda 21 Comperj, o evento aconteceu no dia 21 de fevereiro, na Escola de Qualificação Profissional do município, e serviu de palco para a celebração de mais um passo do Fórum Local.

O evento, para 300 convidados, foi prestigiado pela população do município, autoridades locais e representantes de instituições como o Senac Rio e a gerência de relacionamento do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A cerimônia também contou com a presença de representantes dos Fóruns da Agenda 21 Comperj como Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Nova Friburgo, Rio Bonito, Saquarema e São Gonçalo, além de membros da Agenda 21 de Camaçari e Macaé.

Marcada por manifestações culturais, como a apresentação de ginástica rítmica feita por uma companhia infantil da comunidade, exposições de artesanato e música ao vivo, o evento também contou com uma exposição digital interativa sobre a Agenda 21 Comperj. Um destaque foi a homenagem prestada aos colaboradores que participam do projeto em suas diferentes fases.

José Barreto, coordenador do Fórum de Tanguá, relatou que os membros continuam promovendo atividades e fomentando cada vez mais a sustentabilidade no município através de diferentes iniciativas. “Hoje temos como foco a área de educação ambiental, vamos atuar em todas as 16 escolas municipais. Além disso, firmamos uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente para a plantação de mudas nativas na margem dos rios de Tanguá”.

Barreto afirmou que está otimista com a implementação das ações propostas na Agenda 21 de Tanguá e aposta na participação efetiva do Fórum. “Vamos cooperar com o governo na fiscalização e também nos projetos em andamento”.

Poder público e população: interação que deu certo

Para o prefeito Carlos Roberto Pereira, grande parte do sucesso de seu governo se deve ao fato da prefeitura ouvir a população, e a Agenda 21 que influenciou essa atitude na cidade. Pereira reforça a importância do documento para tratar de diversas questões importantes para toda a sociedade, tais como, a Educação. “Se as escolas de qualificação profissional da nossa região não observarem o que foi tratado na Agenda 21, nada terá eficácia”.

Sempre atuante na colaboração com o Fórum Local, a prefeitura de Tanguá apoiou o evento de lançamento, cedendo a Escola de Qualificação Profissional e oferecendo apoio em infraestrutura e logística.

Em entrevista ao site Agenda 21 Comperj, o prefeito falou sobre a utilização do documento criado pelo Fórum Local. “A Agenda 21 vai ser muito importante para Tanguá, pois consolida o que nós já estamos implementando. Hoje há mais flexibilidade, pois temos dados que surgiram da pesquisa popular”. Ele acrescenta que a Agenda 21 é um riquíssimo instrumento para o desenvolvimento de uma cidade e aproxima cada vez mais o governo da população. “Hoje nós selamos nossa interação com o povo com chave de ouro”.

Fonte:
http://www.agenda21comperj.com.br/noticias/tangua-lanca-agenda-21

Nenhum comentário:

Postar um comentário