quarta-feira, 2 de março de 2011

Rio Bonito em chamas!

Por Flávio Azevedo - Reflexões

Esse título me lembra um filme religioso que eu assisti quando era criança. O nome do longa era “Inferno em Chamas”. Mas vamos lá! Na última segunda-feira (21), por volta de 11h, o bebedouro da academia de artes marciais Breno Eiras foi roubado. Há alguns dias, um empresário foi assaltado no interior do estacionamento particular da Rua Arthur Bernardes, no Centro. Aliás, se o amigo leitor está acompanhando as matérias policiais escritas pela colega Lívia Louzada, perceberá que as manjadas ‘saidinhas de banco’ tornaram-se uma indústria que tem dado lucros astronômicos aos bandidos.

Mas como diz o ditado, “nada está tão ruim que não possa piorar!”. Na tarde da última segunda-feira (21), um adolescente de 13 anos foi pego com um revólver dentro de sala de aula. O caso aconteceu numa escola pública da cidade. A arma, que seria de propriedade do avô do estudante, foi descoberta porque os demais alunos entraram em pânico quando viram o revólver nos pertences do colega.

Engraçado, no artigo que escrevi na última semana, eu havia comentado sobre os vários telefonemas que recebi denunciando que estava acontecendo um grande incêndio na Serra do Sambê. Confesso que eu não sei o que aconteceu, mas a história é sempre a mesma. A Serra do Sambê mais uma vez foi vítima de quem queima e de quem não está preparado para apagar as chamas criminosas.

Coincidentemente, na última terça-feira (22), a nossa antiga e tradicional estação ferroviária sofreu um incêndio. Combustão instantânea? Não sabemos. Combustão provocada? Não podemos provar! O que podemos assegurar, porém, é que Rio Bonito está em chamas!

Para quem ainda não sabe, vale lembrar que a Câmara Municipal de Vereadores também está pegando fogo, porque dois parlamentares se dizem presidente da Casa. O vereador Humberto Belgues (PSDB), eleito no dia 14 de dezembro, alega que a sua eleição aconteceu dentro dos trâmites legais e diz que não abrirá mão da presidência. Postura semelhante tem o vereador Marcus Botelho (PR), apoiado pela maioria, ele foi eleito no dia 25 de janeiro. Juntamente com o seu grupo, Botelho não reconhece a presidência de Humberto e ainda aponta irregularidades no processo que conduziu o colega ao poder.

Na última edição da FOLHA, o padre Eduardo Braga, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, outra vez escreveu sobre a “maldita bebida alcoólica”, que tem ceifado dezenas de vidas em Rio Bonito, cidade que antigamente era “risonha”. Confesso que eu fico impressionado quando vejo os próprios católicos reprovando a preocupação do padre Dudu, como se os bêbados estivessem com a razão.
Mas voltando ao fogo que queimou parte da histórica estação ferroviária de Rio Bonito, vale destacar que as chamas destruíram muito pouco do prédio que já vinha sendo corroído pelo abandono.

Se pensarmos na representação histórico-cultural da estação, o fato é lamentável! Entretanto, se levarmos em conta o fato do prédio estar servindo de motel para mendigos; e abrigo para vagabundos de toda ordem, o fogo foi mais que bem vindo, ou talvez, tenha até chegado tarde. Conversando com algumas pessoas que trabalham no entorno da estação, nós descobrimos que produtos de vários roubos ocorridos em estabelecimentos comerciais do Centro da cidade foram ‘desovados’ na Estação.

Nós lamentamos o fim melancólico da Estação, mas cá entre nós, as administrações municipais dos últimos 30 anos, geralmente ferrenhas defensoras do perverso assistencialismo, também são responsáveis pelo estado de penúria do histórico prédio!

Entretanto, não podemos encerrar essas reflexões sem dizer que a nossa velha estação de trem é o retrato fiel do setor cultural riobonitense. Ou seja, está entregue as traças! Se você discorda, vou refrescar a sua memória, destacando que na segunda metade da década de 90, a nossa Secretaria Municipal de Cultura foi fechada e transformada num departamento, sem graça, da Secretaria Municipal de Educação.

Mais adiante, a nossa Casa da Cultura... Ela está onde? Nem sei. Mas vamos falar da nossa Biblioteca Municipal... Ela está onde? Deixa para lá! Tem ainda a casa que serviu de abrigo para a princesa Isabel, em Boa Esperança, você conhece? Não? Então corre, porque ela irá desabar a qualquer momento!

Sobre a histórica Estação Ferroviária de Rio Bonito, que há muito tempo não existe mais, deixaremos a sugestão do advogado Luis Gustavo Martins. Via Facebook ele disse: “quer saber como era a estação, leia o livro “Corriola” do riobonitense Leir Moraes.

Um comentário:

  1. Não sei qual a importância a estação tem ou tinha para Rio Bonito. E pelas fotos, é evidente que ela estava meio esquecida. Porém, não posso concordar que culpar o prédio pelos problemas sociais é tão imediatista quanto culpar as árvores como causadoras de violência (várias são cortadas com essa desculpa), ou os rios pela poluição. Quem dera os piores marginais da cidade fossem os mendigos. Se fôssemos incendiar todos os prédios que estão largados, já teríamos perdido os maiores ícones da arquitetura brasileira. E creio que não teríamos resolvido o problema, acho até que ele seria agravado.

    ResponderExcluir