quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Rafaela Castilho é ouro no Panamericano de Kick boxing


Por Lívia Louzada

A equipe de kick boxing do Rio Bonito Atlético Clube encerrou o ano com mais uma conquista. Desta vez, o casal de atletas Ronaldo Oliveira e Rafaela Castilho (eles são casados), voltou do 6º Campeonato Panamericano, com uma medalha de ouro, e duas de prata. Rafaela ficou com duas medalhas, uma de prata na categoria semi contact, para mulheres de até 55kg, e outra de ouro na categoria light contact para o mesmo peso. Já o treinador conquistou o segundo lugar na categoria light contact, para atletas faixa preta, de até 74kg. A competição aconteceu de 9 a 12 deste mês, no Ginásio Poliesportivo Marivaldo Fernandes, mais conhecido como “Guaibê”, no Guarujá, em São Paulo.

Os atletas representaram o Brasil, que ficou em primeiro lugar no campeonato, seguido da Argentina e do Chile. Apesar da participação de outros países na competição, os riobonitenses lutaram apenas com brasileiros.

De acordo com o treinador, Rafaela obteve um ótimo desempenho, já que suas duas medalhas foram conquistadas depois de lutar com a mesma adversária, uma mineira que é faixa preta no esporte. “Costumo falar bastante na hora que meus alunos estão lutando, e no primeiro confronto (na categoria light contact) da Rafaela, não foi diferente, fiquei orientando ela, mas acho que estava um pouco nervosa. Já na segunda luta, acho que ela ficou mais tranquila, pois já conhecia a adversária, e não tive que falar quase nada, ela fez tudo certo, apenas incentivei. Ela não tinha obrigação de ganhar, mas venceu por nocaute técnico, a adversária que é faixa preta e lutadora de ringue (Rafaela está na faixa laranja, cinco faixas abaixo da preta)”, disse Ronaldo.

A campeã panamericana contou que ficou nervosa quando descobriu que lutaria com a atleta mineira, mas acreditou no treinamento que estava fazendo, e assim conseguiu vencer uma das lutas. “Quando descobri quem seria minha adversária, logo ouvi várias histórias sobre ela, inclusive que tinha quebrado o nariz de outra atleta em uma luta, mas quando começamos a primeira luta, percebi que ela lutava tranquilamente, tanto que o resultado final foram dois rounds a um. Depois dessa luta, saí pensando que tinha que ganhar a próxima, pois estava treinando bastante, acordando de madrugada para correr 8km todo dia, não poderia perder. Fui decidida e confiante, e consegui vencê-la. Fiquei muito feliz, nem acreditei”.

Rafaela contou que depois de vencer a luta, sua adversária e o treinador dela, à cumprimentaram e elogiaram o desempenho da riobonitense. “No kick boxing é assim, ninguém tem rixa com ninguém. A gente conversa com as pessoas normalmente, mas na hora da luta é outra coisa, sempre queremos ganhar”.

Segundo Ronaldo, em 2011 a intenção é continuar conquistando bons resultados e classificar mais atletas para as competições. “Tivemos bons resultados no Campeonato Estadual, no Brasileiro, no Intermunicipal e na Copa Brasil, mas para o ano que vem, quero melhores resultados, já que temos o Campeonato Sulamericano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário