quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ano novo, TV nova... Será?

Por Flávio Azevedo - Reflexões

A direção da TV Globo anunciou o fim do “Casseta & Planeta, Urgente!”. Ou seja, o programa não estará na grade da emissora em 2011. Mas será que a suspensão do Casseta chega ser uma surpresa? Bom, já faz tempo que o humorístico, assim como outras atrações globais, perdeu a graça. Contudo, continuava sendo mantido no ar, apesar das críticas, nas noites de terça-feira. Anunciado o encerramento do programa, ouvimos muita bobagem, opiniões sem pé nem cabeça, mas também algumas observações que merecem alguma reflexão.

Há quem diga que o fim do “Casseta & Planeta, Urgente!” é um aviso da TV Globo às demais produções da emissora, alertando que nome consolidado e público cativo não garantem espaço na grade de programação. Mas não é só isso! A TV Globo – infelizmente, ela nunca vai admitir! – entendeu o recado do público, que está mais exigente e tem aprendido, ao logo do tempo, selecionar o que prefere assistir, sobretudo no eixo Rio/São Paulo, onde a concorrente TV Record tem sido vitoriosa na preferência dos telespectadores.

A extinção do humorístico pode ser o despertar da TV Globo para as novas regras impostas, por exemplo, pela internet, que com a ajuda dos “gatos nets”, também está presente em quase todas as casas das classes menos favorecidas (C, D e E). Aliás, segundo os estudiosos que se dedicam a programas televisivos, a emissora que tentar manter atrações repetitivas e enfadonhas perderá relevância e o principal: audiência. A internet ensinou, ao contrário do que dizem alguns teóricos da comunicação, que o telespectador quer e pode interagir com os conteúdos. Ou a TV se torna ágil, dinâmica e interativa, ou não vai sobreviver – receita semelhante pode ser seguida por cinema, rádio e mídia impressa.

O “Casseta & Planeta, Urgente!” foi fruto da união dos responsáveis pela revista “Casseta Popular” e pelo tabloide “O Planeta Diário”, que no final dos anos 80 faziam sucesso pelo humor anárquico e sem fronteiras, numa época que o país ainda era controlado pela Ditadura Militar e sua famigerada censura. Eles Estrearam na TV Globo, em 1991, no programa “Dóris para Maiores”. A atração, no início mensal, atraía a audiência e agradava pela ousadia. À época, os cassetas, eram fenômenos de audiência como os atuais “CQC” e “Pânico na TV”.

Em 1998, já com o nome “Casseta & Planeta, Urgente!”, o programa se tornou semanal, mas se acomodou. Surgiram os quadros fixos, como as paródias de novelas – muito enjoativas – e personagens que perderam a graça como “Seu Creysson”, “Tabajara Futebol Clube”, “Mc Ferrow e Mc Deumal”, “Acarejete Love” e outros. Sem concorrência, o “Casseta & Planeta, Urgente!” não se preocupou em inovar e surpreender os telespectadores. Há quem diga que o Casseta & Planeta morreu junto com o comediante Bussunda.

Todavia, fica muito nítido que com a chegada de novos programas de humor à televisão, a falta de criatividade ajudou a derrubar a atração da TV Globo. Diga-se de passagem, os cassetas estão sendo afugentados por programas que utilizam táticas semelhantes àquelas que eles empregavam na década de 80: o humor anárquico e provocativo.

Por outro lado, a emissora também deitou em berço esplêndido. Porém, o senhor Ibope é implacável! Ele revelou que o “Casseta & Planeta, Urgente!” estava amargando derrotas humilhantes para a concorrência, o que é péssimo para o que está por trás da preocupação com a audiência: o milionário mercado publicitário.

Segundo especialistas, o golpe de misericórdia aconteceu no último dia 14 de setembro. A novela “Passione” registrou média de 36 pontos, com picos de 41. Mas quando o “Casseta & Planeta, Urgente!” começou, em apenas um minuto de exibição, a audiência da emissora caiu 14 pontos. A queda prejudicou a sequência da programação da TV Globo. A série “A Cura”, por exemplo, naquele dia, amargou uma derrota acachapante para a novela “Ribeirão do Tempo”, da TV Record.

Quem estuda comunicação e acompanha com olhar crítico e transcendente o que as TVs abertas estão oferecendo, sobretudo depois dos fenômenos “CQC” e “Pânico na TV”, consegue perceber que está na hora da TV Globo repensar outras chatices da sua grade de programação como “TV Xuxa”, “Turma do Didi”, “Domingão do Faustão”, “Malhação”, “Vídeo Show”, entre outras inutilidades que a emissora nos empurra goela abaixo pensando estar agradando.

Um comentário:

  1. Perfeita colocação. O mundo atual muda constantemente junto com a tecnologia e a globo a tempos está paradano tempo.
    Visite meu blog: profetadasideias.blogspot.com
    abraços

    ResponderExcluir