sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Segundo turno foi tranquilo em Rio Bonito

Por Flávio Azevedo

“As eleições ocorreram sem sobressaltos e num clima de muita tranquilidade. Não houve nenhuma ocorrência e nós remetemos as informações do nosso município rapidamente para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)”, disse o juiz eleitoral de Rio Bonito, Marcelo Chaves Espíndola, depois das eleições do último domingo (31), quando a ex-ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT) foi eleita presidente da República com 55.752.529 (56,05%). Já o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), foi o preferido de 43.711.388 (43,95%) brasileiros.
Em todo o país, 135.804.433 eleitores estavam aptos a votar, mas apenas 106.606.214 (78,50%) compareceram as urnas. O índice de abstenção foi de 21,50% (29.197.152 eleitores). A Justiça eleitoral também contabilizou 2.452.597 (2,30%) votos brancos e 4.689.428 (4,40%) anulados.

Segundo informações do juiz Marcelo Espindola (foto), de Rio Bonito, das 117 urnas espalhadas pelo município, apenas duas apresentaram problemas. Na sessão 81, na Bela Vista, e na sessão 114, no Boqueirão, as máquinas apresentaram problemas técnicos no início do dia. “O problema foi detectado, as urnas foram trocadas rapidamente e no restante do dia nenhum outro problema aconteceu”, informou o juiz.
Em Rio Bonito, num universo de 42.873 eleitores, apenas 33.715 (78,64%) deles compareceram às urnas, porém, apenas 30.455 (90,33%) votos foram válidos, sendo 1.222 (3,62%) brancos e 2.038 nulos (6,04%). Do total de votantes riobonitenses que estavam aptos a participar das eleições, 9.158 (21,36%) decidiram pela abstenção.
Em Rio Bonito, o candidato derrotado José Serra (PSDB) foi o vencedor com 15.454 votos. Já a candidata eleita, Dilma Rousseff, obteve 15.001 votos.

Sessenta para justificar
O eleitor que não votou no segundo turno tem até o dia 31 de dezembro para justificar a ausência no pleito. O prazo de 60 dias é contado a partir da data de cada turno. Assim, o prazo para quem deixou de votar no primeiro turno (3 de outubro) é até 3 de dezembro.
Quem não se justificar perante a Justiça Eleitoral, não poderá, por exemplo, obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, além de ficar impedido de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Quem não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá o Título Eleitoral cancelada e, após seis anos, ele será excluído do cadastro de eleitores. A regra não se aplica aos eleitores cujo voto seja facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos, e maiores de 70 anos) e aos portadores de deficiência física ou mental.
O requerimento de justificação deverá ser dirigido ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor é inscrito, pessoalmente ou pelos Correios.

Opiniões divididas

A diferença mínima de votos entre José Serra e Dilma Rousseff mostra quanto o eleitorado riobonitense ficou dividido. A confirmação da vitória petista aconteceu por volta das 20h, quando a nossa reportagem foi às ruas saber a opinião dos eleitores. Se o resultado não surpreendeu os entrevistados, a velocidades da apuração impressionou os entrevistados.

Sem revelar o voto, o operador de caixa João Carlos Pereira, 28 anos, morador do Basílio, criticou a postura dos candidatos e seus correligionários durante o período eleitoral. “Já sabe quem ganhou? Legal, mas nenhuma proposta me agradou! Ainda bem que acabou. Falaram tanta maluquice durante o período eleitoral, que eu pensei que nós nem conseguiríamos votar! Que nas próximas eleições, os religiosos lembrem que Deus não tem partido!”.
Já a doméstica, Mariana Gonçalves, 33 anos, moradora do Centro, destacou a chegada de uma mulher a presidência. “Por motivos que eu não gostaria de comentar, o meu voto foi para José Serra, mas eu espero que a candidata eleita represente bem as mulheres. Eu acho que ela está ocupando o cargo mais importante do Brasil, então não pode fazer feio, porque se não vão dizer os aconteceram porque ela é mulher”, comentou.
Já o auxiliar de serviços gerais, Vicente Martins, 39 anos, morador do Bosque Clube, estava satisfeito com a vitória da candida petista. “Você já sabe quem ganhou? Ainda bem que o governo de Lula vai continuar. Toda minha familia votou na Dilma, por causa do Lula! Depois dele, nós que somos pobres passamos a ser tratados com mais amor. Coisas boas para o pobre, como essa UPA, isso a gente só via pela televisão, mas agora tem em Rio Bonito”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário