quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Projeto Ichitus é apresentado na Faetec de Niterói

Por Flávio Azevedo

Um programa de combate as drogas, que tem o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes, sobre o perigo do uso de substâncias lícitas e ilícitas, foi o tema da palestra realizada pelo ativista Carlos Henrique Manhães Teixeira, o Henrique Suerinho, coordenador do projeto Ichitus Missão Urbana. A apresentação aconteceu na Escola Técnica Estadual Henrique Lage, da FAETEC, Campus do Barreto, em Niterói, onde Suerinho estudou na sua infância. A palestra aconteceu no dia 21 de setembro. Cerca de 300 adolescentes, durante 1h ouviram atentamente as orientações.

De acordo com Suerinho, que atua em parceira com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), as palestras também estão sendo realizadas nas escolas de Rio Bonito. Ele afirma que a receptividade dos alunos e professores é excelente. “Durante a palestra, nós distribuímos exemplares da revista em quadrinhos, de minha autoria (Kaique e a turma da pesada em: Xô drogas), que é uma ferramenta importante para que o plano de prevenção primária – o trabalho com crianças e adolescentes – alcance os objetivos pretendidos pelo programa”.
O projeto Ichitus Missão Urbana tem parceiros como a 35ª Subseção da OAB (Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim), a União de Pastores de Rio Bonito (Unipas) e a banda XicoChico.

Na última quarta-feira (10), Suerinho visitou as Escolas Municipais, Alzemiro Pereira Luz, em Cachoeira dos Bagres, e Raulbino Mesquita, no Parque Indiano. De acordo com ele, cerca de 200 crianças participaram ativamente das palestras.
– A dinâmica foi muito boa, as crianças estão conscientes dos malefícios das drogas, porque os pais e as escolas estão abordando o assunto com seriedade, o que é importante nessa luta – frisou Suerinho, que no mês de outubro também visitou a Escola Estadual Antonio Lopes Campos Filho, do Basílio, onde 120 adolescentes ouviram a palestra.

No próximo dia 26, o ativista estará em Rocha Leão, 2º Distrito de Rio das Ostras, onde vai palestrar e apresentar o projeto Ichitus Missão Urbana, para jovens, adolescentes, crianças e adultos, no Núcleo da Secretaria Municipal de Ação Social da localidade. “O nosso objetivo é implantar o projeto em Rio das Ostras, em outros municípios vizinhos e fechar parcerias com o poder público, entidades, empresários e a sociedade civil organizada, porque a participação da sociedade nesses programas pode mudar essa triste realidade do país, hoje”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário