quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mais cinco medalhas para o Taekwon-Do ITF de Rio Bonito

Por Flávio Azevedo

Mais uma vez a tradicional equipe riobonitense de Taekwon-Do ITF alcançou resultados expressivos numa competição internacional. Desta vez foram conquistadas cinco medalhas no IX Campeonato Open Amizade Internacional, realizado em Búzios, no último dia 30 de outubro. A competição aconteceu no Ginásio Poliesportivo Jardim Esperança. Os atletas que competiram são alunos do Centro Brasileiro de Taekwon-Do ITF Tradicional de Rio Bonito, coordenado pelo professor Marcelo Mollica.

Mais uma vez se destacaram os atletas Rodrigo Souza, de 16 anos, faixa preta, que conquistou a medalha de ouro em luta; e Natã Pinto, de 11 anos, faixa ponta amarela, que ganhou duas medalhas, sendo uma de prata e outra de ouro. Também trouxeram medalhas os lutadores Lucas Marins, de 17 anos, faixa preta ponta amarela, que ganhou medalha de prata; e Bruno Sales, de 23 anos, faixa vermelha, que conquistou uma medalha de bronze.

Cerca de 350 atletas do Brasil, da Argentina e do Chile participaram da competição.

Um vencedor

Aos 16 anos, o riobonitense Rodrigo Souza, é o filho caçula de uma família de três irmãos (Bruno, de 26 anos; Tiago, de 21; e Rodrigo, 16), que são filhos de Célia Maria de Oliveira Souza e Alédio Santos Souza. Morador da Vertente, no 2º Distrito, o atleta pratica o Taekwon-Do ITF há cerca de seis anos.

A medalha que conquistou no IX Campeonato Open Amizade Internacional foi a 20ª da carreira, sendo 10 delas de ouro, sete de prata e três de bronze. Apesar do número significativo de conquistas, Rodrigo disputou apenas 11 competições.

De acordo com Rodrigo, que vive um momento especial na carreira, ele está concentrado para disputar o 17º Campeonato Mundial de Taekwon-Do ITF que será realizado em março, na Nova Zelândia. “Além de estar treinando forte, eu estou em busca de patrocínio. Já fiz os cálculos e terei uma despesa de R$ 6 mil, com inscrição, passagem, alimentação e hospedagem. Em janeiro eu já preciso estar com esse dinheiro, para fazer o passaporte, que é preciso ser preparado com antecedência”.

A medalha de ouro conquistada no IX Campeonato Open Amizade Internacional empolgou o lutador, porque a sua vitória foi contra um argentino que é o número três do ranking mundial. “Na primeira luta enfrentei um atleta paulista, na segunda, outro lutador de São Paulo, inclusive, mais pesado do que eu, mas como era um atleta que eu já conhecia consegui vencer”, contou Rodrigo, que decidiu a luta final no primeiro round.

Demonstrando humildade, o vitorioso atleta riobonitense comentou que logo no início da luta teve sorte, por ter acertado o rosto do oponente. “Esse golpe que eu consegui encaixar me deu pontos suficientes para administrar a luta até o fim. Na verdade, eu acho que as duas primeiras lutas foram mais difíceis”, analisa Rodrigo, que é o professor do núcleo de Taekwon-Do, do Boqueirão, que funciona as terças e quintas-feiras, sempre às 19h30min.
– Para chegar bem preparado no Campeonato Mundial, representar bem o Taekwon-Do de Rio Bonito e trazer medalhas, eu estou treinando forte de segunda a quinta-feira, mas já estou intensificando os treinamentos, inclusive, nos fins de semana, porque além do Mundial, em 2011 nós teremos os Campeonatos, Brasileiro e Carioca – disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário