sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vereadores de Rio Bonito aprovam a criação do Dia Municipal da Cultura

Por Flávio Azevedo

A Câmara de Vereadores de Rio Bonito aprovou na sessão da última terça-feira (19), a criação do Dia Municipal da Cultura, que deverá ser comemorado no dia 4 de outubro, data de nascimento do poeta, advogado e jornalista Leir Moraes (foto), um dos ícones culturais do município. Autor de livros como Pé de Moleque e Bola de Gude, o mais conhecido entre as muitas obras do escritor, Leir Moraes também acumula ampla experiência na área política, onde atuou com desenvoltura no governo do estado e na Prefeitura de Niterói.

De acordo com o projeto de lei, de autoria do presidente da Câmara, vereador Fernando Soares (PMN), a criação do Dia da Cultura tem vários objetivos, entre eles, estimular as atividades de promoção e apoio ao setor, “que atualmente não é encarado como prioridade pela administração municipal”, diz o autor.
– O nosso objetivo foi homenagear Leir Moraes, porque se trata de um personagem que sempre contribuiu para que o nome de Rio Bonito fosse respeitado e conhecido como uma cidade que é o berço de pensadores e intelectuais importantes. Além disso, a minha pretensão é conscientizar a população do nosso município sobre a importância de se valorizar o setor cultural – declarou o vereador.

O parlamentar (foto) destacou que a Cultura e os movimentos culturais da cidade deveriam ser mais estimulados, mas a função de vereador não é executar, mas legislar. “Eu reconheço que é pouco o que podemos fazer, mas o que posso realizar dentro das minhas atribuições de vereador, que é propor, sugerir e criar leis, eu tenho feito”, ponderou Soares, destacando que foi um dos incentivadores do ator Zeca Novais, líder e idealizador do Projeto “Lona na Lua”.
– Quando eu conheci Zeca, ele tinha um sonho: criar um espaço cultural onde as pessoas tivessem acesso a Cultura. Apesar das limitações do vereador, nós ajudamos, conseguimos sensibilizar alguns amigos a colaborar e, agora, nós temos, graças a nossa iniciativa, o Espaço Cultural Lona na Lua, que funciona na Mangueirinha – comentou o vereador, destacando que visitou o local e ficou satisfeito com o que viu. “Não é só o Zeca, todos os jovens estão tendo um desempenho maravilhoso! Quem ainda não esteve por lá não sabe o que está perdendo”.

O poeta agradece

Para a nossa reportagem, Leir Moraes disse esperar que o Dia da Cultura seja respeitado, e que em todos os anos, de agora em diante, nesta data aconteça uma festa. “Que as novas gerações saibam que vale a pena fazer Cultura. Embora não se receba o devido valor, que é o reconhecimento, como aconteceu comigo, ele vem mais adiante”. Sobre a iniciativa do vereador, o poeta agradeceu a lembrança e fez uma brincadeira: “quando nós começamos a receber essas homenagens significa que estamos perto de morrer (risos)”.

O diretor do Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Dawson Nascimento (foto), comentou que a iniciativa é muito importante para o setor e destacou que “pelo que representa para a Cultura, Leir Moraes é merecedor de toda e qualquer homenagem”.
– Personagens como Maria do Carmo Cordeiro (Dona Carminha), Carlos Alberto Machado (professor Betinho) e o advogado Maurício Badr, juntos com Leir Moraes, são representantes de uma geração de ouro da Cultura riobonitense, e devem ser valorizados e aproveitados sempre, enquanto eles ainda estão entre nós – disse.

Ainda segundo Dawson, a criação do Dia Municipal da Cultura poderá ser um instrumento importante para que o setor Cultural, destino de ínfimos investimentos, também seja olhado como prioridade na montagem do orçamento municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário