sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Rio Bonito ganha Unidade de Pronto Atendimento e Destacamento do Corpo de Bombeiros

Por Flávio Azevedo

O município de Rio Bonito foi contemplado na manhã do último dia 24 de setembro, com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, e um destacamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). A UPA, tipo III, está equipada para atender casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade. A unidade, que também atenderá moradores de Silva Jardim e Tanguá, terá capacidade de receber, diariamente, até 400 pacientes e está instalada no km 266 da Rodovia BR-101, no Loteamento Schueller. A partir da próxima segunda-feira, os pacientes poderão fazer consultas e exames de laboratório, além de receberem, gratuitamente, os medicamentos indicados para o tratamento completo prescrito pela equipe médica.

O Destacamento do Bombeiro Militar (DBM), 2/20, está localizado no Km 269, onde funcionava a Escola Municipal Estação Rio dos Índios (cujo prédio foi reformado pela Prefeitura) e contará com três profissionais fixos na sede e quatro equipes, contendo três bombeiros, que se revezarão a cada 24h, em sistema de plantão. A corporação está equipada com duas viaturas, uma de combate a incêndio, e outra híbrida, para combate de incêndio, socorro médico, busca e salvamento em mata, altura e resgate de animais. A unidade é subordinada ao CBM de São Gonçalo.
A UPA será coordenada pela enfermeira Tereza Cristina Abrahão Fernandes. Já o DBM será coordenada pelo tenente Ulisses Gabardo.

A inauguração

A inauguração da UPA começou com um minuto de silêncio em memória do médico ortopedista Luiz Gonçalves Gonzaga Mozer, o popular Dr. Gonzaga, que faleceu no dia anterior (quinta-feira, 23), aos 62 anos. Depois da homenagem, o primeiro a fazer uso da palavra foi o subsecretário estadual de Saúde e Defesa Civil, coronel Pedro Machado. “Demoramos a chegar aqui, porque acreditávamos que o CBM de Itaboraí e Araruama poderia atender esta região, o que não era verdade. A partir de hoje, porém, Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim serão mais bem atendidos”, disse o coronel, que ressaltou o empenho do prefeito José Luiz Antunes (DEM) em trazer a corporação para o município. “Na verdade, o CBM só trouxe as viaturas, porque os demais investimentos foram, todos, custeados pela Prefeitura de Rio Bonito”.

O prefeito de Tanguá, Carlos Pereira (PP), que também é o presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense (Conleste), ressaltou a parceria dos governos federal e estadual com os municípios, que segundo Pereira, “estão trabalhando de forma integrada, o que é muito importante para a nossa região e para o Brasil”. Aproveitando a presença do secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, o chefe do Executivo Tanguaense disse que “o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), está com problemas de logística e precisamos resolver está questão”. Pereira sugeriu que a Central de Regulação do SAMU fique baseada em Itaboraí.
Concluindo, o presidente do Conleste ressaltou a presença do CBM na região, destacou que durante o seu mandato, Tanguá e Rio Bonito enfrentaram quatro enchentes e fez uma alerta: “o próprio Corpo de Bombeiros informou que nos próximos meses teremos sérios problemas atmosféricos e a presença do Corpo de Bombeiros nos deixa mais tranquilos, mas a população também precisa colaborar”.

Agradecimento e um ‘causo’

O prefeito José Luiz Antunes (DEM), no início da sua fala, frisou que “hoje eu não deveria dizer nada, a não ser agradecer este presente que nós estamos ganhando”. Ele comentou que esteve presente na inauguração da primeira UPA do estado, no Complexo da Maré, em 2007, “e assim que voltei para Rio Bonito, fiz um ofício para o governador solicitando uma daquelas unidades para a nossa cidade”, disse apresentando uma cópia do documento que foi expedido no dia 16 de agosto daquele ano. Com o seu jeito peculiar, o chefe do Executivo riobonitense contou o motivo pelo qual tem a voz rouca. Segundo ele, quando tinha apenas cinco anos, engasgou com uma espinha de peixe, foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, passou por três cirurgias e enfrentou sérios problemas.
– A situação foi muito séria! A minha família ficou um ano e dois meses cuidando de mim. Pena que naquele tempo nós não tínhamos uma UPA desta que estamos inaugurando hoje, pois hoje eu estaria falando melhor aqui, sem essa voz rouca – afirmou, arrancando risos do público presente.
O prefeito também recordou as enchentes que atingiram o município, em 2008 e 2009, falou da importância do CBM nessas ocasiões, e relembrou os dois atentados que sofreu. “Todos se lembram do que aconteceu comigo, quando eu fui vítima da ganância e do olho grande de alguns”, concluiu, para depois agradecer a secretária de Saúde Maria Juraci e a todos os colaboradores do governo.

Côrtes: UPA é a 40ª unidade do Estado

Às 11h17min, foi feito o descerramento da placa de inauguração da UPA. Em seguida, o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes elogiou os prefeitos, principalmente a postura dos secretários de Saúde de Rio Bonito (Maria Juraci Dutra), de Silva Jardim (Rodrigo Oliveira) e Tanguá (Edilson Francisco dos Santos). “Eles sempre trabalham em conjunto, esse é motivo do sucesso do trabalho deles”, disse Côrtes, afirmando que esta é a 40ª unidade inaugurada no Estado do Rio de Janeiro.
O secretário também apresentou alguns números. Segundo ele, “aqui ninguém sai com receita, o usuário sai com o remédio prescrito, porque muitas vezes a pessoa sai com a receita, mas não tem dinheiro para comprar o medicamento”. Côrtes disse também, que 5,8 milhões de pessoas já foram atendidas pelas UPAs desde que a primeira foi inaugurada em 2007, na Maré. Também foram distribuídos 37 milhões de medicamentos. “Essa é a realidade que estamos trazendo para Rio Bonito”.
– Também vamos ressaltar que menos de 1% dos pacientes vão necessitar de transferência. E se houver esta necessidade, Rio Bonito está muito bem, porque tem um hospital de referência que é o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV). Eu posso falar porque eu visitei a unidade e conheci o hospital – afirmou o secretário, que também ressaltou o empenho do prefeito para trazer o CBM e a UPA.
Concorda com Côrtes, o prefeito de Silva Jardim, Marcello Xavier Cabreira, o Zelão (PT). Para a nossa reportagem, ele disse que “a nossa expectativa é que a UPA desafogue o atendimento do HRDV, para que nós tenhamos, realmente, um hospital de reverência para a nossa região”, disse.
O presidente do Hospital Regional Darcy Vargas, Luis Gustavo Siqueira Martins, secretários de governo e vereadores dos três municípios, representantes da PRF, o comandante do 35º BPM, Coronel Ribeiro, médicos e profissionais de saúde, e autoridades eclesiásticas, marcaram presença nas duas solenidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário