terça-feira, 19 de outubro de 2010

Recanto é o campeão da Copa Rio Bonito de Futebol Amador 2010

Por Flávio Azevedo

Com gols de Dadá (2), Ítalo e Guida, o Recanto conquistou o título de campeão da Copa Rio Bonito de Futebol Amador, ao vencer o Mato Alto pelo placar de 4x2. Nego, duas vezes, descontou para a equipe silvajardinense, em duas falhas do goleiro Diego. A partida aconteceu no estádio Alfonso Martinez, no Cruzeiro, na tarde do último domingo (17). A arbitragem foi de Márcio Luis Sardinha, que atuou auxiliado por Adalto Jesus e Valdinei Lemos, o Borrachinha.

Quando a bola rolou, o Recanto tomou a iniciativa de buscar o gol e logo aos 5min, Rodrigo, um dos melhores jogadores da partida, acertou a trave do goleiro Fábio Júnior. O Mato Alto não conseguia se organizar e o domínio era do Recanto. Aos 19min, o artilheiro Ítalo marcou para o Recanto, mas o auxiliar Valdinei Lemos viu irregularidade no lance e anulou o gol. No ataque seguinte, com grande defesa, o goleiro Fábio Júnior colocou um chute de Dadá para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, porém, a zaga falhou e Dadá livre de marcação, no segundo pau, de cabeça, abriu o marcador para o Recanto (1x0).

O domínio do Recanto, e a desorganização do Mato Alto, que dava muito chutão, continuou. Aos 33min, novamente Dadá, após receber excelente passe de Diego, ampliou o marcador. Com 2x0 no placar, o Recanto relaxou e o Mato Alto melhorou. Aos 37min, o atacante Nego, aproveitando uma falha clamorosa do goleiro Diego, diminuiu a contagem (2x1).

Os atletas do Mato Alto saíram para o intervalo falando em organizar a equipe e para buscar o empate na segunda etapa. Mas logo aos 2min, Ítalo aproveitou o cruzamento de Rodrigo, a falha da zaga e, sozinho, precisou agachar para fazer o terceiro gol do Recanto (3x1). Aos 14min, Dadá perdeu gol feito. Aos 27min, Nego incendiou a partida ao fazer o segundo gol da equipe silvajardinense, em nova falha do goleiro Diego. Aos 32min, Vinícius, do Mato Alto levou o segundo cartão amarelo, em seguida, o vermelho, e foi expulso.

Apesar de enfrentar uma equipe que jogava com um homem a menos, o Recanto cansou, recuou e o Mato Alto passou pressionar. Aos 39min, Edileno quase empata a partida. Faltando 15min para acabar o jogo, o torcedor do Recanto já pedia o fim da partida. Em meio ao sufoco, brilhou a estrela da comissão técnica que substituiu Diego por Guida, que aos 40min, aproveitou nova falha da zaga do Mato Alto e deu números finais a partida (4x2).

Enquanto recebia o troféu de campeão, dirigentes e jogadores demonstravam muita alegria com o primeiro título conquistado pelo Recanto. Destaque para a postura dos atletas do Mato Alto, que apesar da derrota, comemoraram o vice-campeonato. O capitão Reginaldo ressaltou a união do grupo, disse que a equipe, “a distância fez com que a nossa equipe tivesse muita dificuldade para chegar aos jogos, mas o vice-campeonato foi um resultado expressivo para nós”.

O Recanto jogou e venceu com Diego, Tiago (Júlio César), Claudinho, Beiço (Xandinho) e Luciano. Pará, Xeroca (Adailton), Dadá e Rodrigo (Jadilson). Diego (Guida) e Ítalo. Técnicos: Leandro e Marcelo. Já o Mato Alto formou com Fábio Júnior, Wallace (Rafael), Dinho, Vinicius e Reginaldo. Andinho (Júlio Macumba), Marlon (Fernando), Henrique, Júnior (Edileno). Nego (Cabeça) e Maicon. Técnico: Fernando Neves.

No sacrifício

Questionado sobre as falhas nos gols do Mato Alto, o goleiro Diego disse que não gostaria de tirar os méritos da equipe silvajardinense e revelou que jogou machucado. “Eu joguei no sacrifício. Ontem, no trabalho, eu sofri um acidente. Eu cai do andaime e não estou podendo me mexer direito. A comissão técnica sabia das minhas condições, mas como não temos outro goleiro, eu fui para o jogo. Mas graças a Deus conseguimos o título”, concluiu.

Gramado ruim

O estádio Alfonso Martinez, o Cruzeiro, palco de tantas partidas e que reúne tanta história do futebol riobonitense, está com o gramado muito duro. Para equipes como o Recanto, que reúne atletas que tem toque de bola mais refinado, o estado do campo atrapalha o espetáculo e a desenvoltura dos jogadores. É consenso entre atletas e dirigentes que o campo deveria passar por um período de descanso para que o gramado pudesse ser recuperado. Contudo, como parar de utilizar a principal fonte de renda do clube?

Recurso ainda não chegou

De acordo com o presidente em exercício da Liga Riobonitense de Desportos (LRD), Renato Melo, a entidade ainda não recebeu o recurso que a equipe do Nova Cidade, teria dado entrada na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) pedindo anulação do ato administrativo da LRD, que eliminou o Nova Cidade da competição.

A equipe do 2º Distrito foi eliminada do campeonato porque a torcida invadiu o gramado durante o primeiro jogo da semifinal entre Nova Cidade e Recanto. O jogo aconteceu no dia 19 de setembro, no estádio Carlos Gonçalves, no Motorista, e foi interrompido aos 30min do primeiro tempo.

Parabéns aos campeões da Copa Rio Bonito 2010:

Em pé: Leandro, Luciano, Ítalo, Dadá, Alexandre, Rodrigo, Tiago, Beiço, Claudinho, Pará, Boi, Gustavo e Vanderlei.
Agachados: Diego, Jadilson, Cesinha, Guida, Diego, Ladaga, Marcinho, Adailton, Xeroca, Diego e Marcelo.

Curiosidades: A Copa Rio Bonito de Futebol Amador é uma competição nova no cenário esportivo da cidade. Ela foi disputada pela primeira vez em 2006. O primeiro campeão foi o B. Lopes, que na final bateu o Só Gás. No ano seguinte, 2007, o vencedor foi Castelo, que levou a melhor sobre o Unidos da Galera. Na competição posterior, a terceira, disputada em 2008, o Cesário Alvim venceu o Hermano Ramos. Em 2009 a Copa não foi realizada, mas voltou em 2010, quando foi conquistada pelo Recanto, que venceu o Mato Alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário