quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Novo secretário de Educação assume e adota discurso de metas para a rede


Wilson Risolia, novo secretário de Educação, assumiu o cargo nesta quarta-feira reforçando o discurso do governador Sérgio Cabral de criar um plano de metas, com direito a bônus para professores e diretores da rede até o começo do póximo ano letivo.

Sem formação na área educacional, Risolia adotou um discurso focado na gestão durante a entrevista concedida pela manhã no Palácio Guanabara. Para o secretário, a educação no estado tem que ser pensada como um negócio e, para os melhores da área, nada mais justo do que a premiação. "A vida premia quem é melhor", afirmou.

Depois de passar a campanha eleitoral sendo bombardeado com duras críticas por causa dos péssimos resultados obtidos na Educação, o governador reeleito do Rio, Sérgio Cabral, exonerou a secretária Tereza Porto. O anúncio foi feito na terça-feira, menos de 48 horas após a divulgação do resultado das urnas.

Outra medida autorizada — a pouco mais de dois meses do fim do ano letivo — foi a contratação de 1.600 professores temporários, com salário de R$ 732,69. Pessoas próximas ao governador garantem que Risolia, que se destacou pelo bom trabalho à frente do RioPrevidência, será mantido no cargo na segunda gestão de Cabral. No entanto, políticos ligados a partidos da base aliada prometem lutar pelo controle da secretaria.

Os colégios estaduais do Rio tiveram um fraco desempenho — na frente apenas de escolas do Piauí — segundo a avaliação divulgada em julho pelo Ministério da Educação. Em nota, que anunciou a mudança na secretaria, o governador elogiou o trabalho de Tereza Porto. “Tereza completou um ciclo muito importante, tirando a Educação do nosso estado de um atraso de décadas”, disse Cabral, acrescentando que o RioPrevidência passa a ser dirigido por Gustavo Barbosa, segundo na hierarquia do órgão.

Antes de assumir o Rio Previdência, em julho de 2007, Wilson Risolia ocupou duas vice-presidências da Caixa Econômica Federal — Negócios Bancários e Imobiliários e Administração de Recursos de Terceiros. Risolia foi o responsável por transformar a imagem institucional e a estrutura organizacional do recém-criado Rio Previdência, então Iperj (Instituto de Previdência do Estado do Rio).

Recentemente, criou a concessão de aposentadoria e de pensão em 30 minutos e bateu recorde de revisão de benefícios, chegando a 12.500 entre 2007 e 2009. Em 2006, foram 720 revisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário