sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eleição da nova diretoria do CCS de RB é adiada para novembro

Por Lívia Louzada

A eleição para a escolha da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Rio Bonito foi adiada para o dia 30 de novembro. A eleição aconteceria na última reunião do CCS, realizada na quarta-feira (22), no plenário da Câmara de Vereadores, mas os integrantes chegaram a conclusão de que a apresentação das candidaturas estava sendo feita de forma errada.
Os interessados em concorrer aos cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários e diretor social, devem formar uma chapa e se inscrever na 119ª Delegacia de Polícia de Rio Bonito ou na 3ª Companhia da Polícia Militar, portando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade, e comprovante de residência, até o dia 15 de outubro.
No dia 20 do mesmo mês, data em que será realizada a próxima reunião do CCS, as chapas que participarão da disputa, serão apresentadas. Durante o encontro, o presidente do CCS, José Balbino, disse que algumas pessoas se candidataram individualmente, o que não seria permitido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado, embasado na resolução 781/2005, encontrada no site do órgão, por isso seria necessário o adiamento da eleição.
O artigo primeiro do parágrafo 30 da resolução, diz que “a votação se destina a eleger chapa completa, integrada por concorrentes à nova diretoria, cuja inscrição deverá ser formalizada em requerimento a ser entregue mediante recibo aos membros natos, até o encerramento da reunião ordinária do mês que anteceder à eleição”.
Após o esclarecimento das questões, o comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, coronel Ribeiro, que além de Itaboraí, onde está sediado, abrange os municípios de Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim, disse que já existe um estudo no ISP para aumentar o número do efetivo de militares, não só de Rio Bonito, mas da região impactada pelo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
“Não temos dados estatísticos comprovando que os bandidos virão para a área do Comperj, mas é preciso nos unir para que isso não aconteça. Foi traçada uma estratégia de segurança para o Estado do Rio de Janeiro, e o resultado vem sendo atingido”, disse.
Também estiveram presentes na reunião do CCS, o delegado da 119ª DP, Alberto Thomaz, o comandante da 3ª CIA de Polícia Militar de Rio Bonito, capitão João Paulo, o vereador Marcus Botelho, a secretária de Meio Ambiente, Carmem Motta, o procurador da Prefeitura, Rosinaldo Lessa, e os representantes da Polícia Rodoviária Federal e da 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Anderson Caldeira e Romero Valentim (presidente da comissão de segurança da OAB), respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário