sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conselho Comunitário de Segurança de Rio Bonito escolhe nova diretoria em novembro

Por Flávio Azevedo

No próximo dia 22 de novembro será realizada a eleição que vai definir a nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), de Rio Bonito. Na reunião da última quarta-feira (20), o delegado Alberto Thomas da Silva, titular da 119ª DP, disse que apenas duas chapas foram registradas. A Chapa 1, formada por Carlos Henrique Teixeira (Suerinho), Sérgio Moreira (Serjão), Ruth Mendonça, Josefa Normando e Roberto César Costa; e a Chapa 2, que conta com José Balbino, Renato Parada (Primão), Valdemira Zaniboni (Mirinha), Francisco Gonçalves e Cenita Chevrant.

Depois da leitura das atas das últimas duas reuniões do CCS (22/09 e 30/08), o atual presidente, José Balbino, explicou os critérios de quem poderá votar nas eleições do conselho no próximo dia 22. O presidente explicou que nas últimas semanas ele consultou o Instituto de Segurança Pública (ISP), para se inteirar a respeito de quem realmente poderá votar. “Nós buscamos a orientação do ISP e ficou definido que as entidades e associações que participaram de pelo menos duas reuniões desde a criação do CCS, em 17 de junho de 2009, terão direito a voto”.

Para concorrerem aos cargos do CCS (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários e diretor social), os candidatos não podem ter ficha criminal. Por conta disso, os nomes precisam ser apresentados com antecedência. Durante a sua fala, o delegado Alberto Thomas (foto) tranqüilizou a todos ao afirmar que os nomes apresentados para as duas chapas estavam aptos a participar do processo eleitoral do conselho.

De acordo com o presidente do CCS, José Balbino, os integrantes da atual diretoria do conselho terão que se afastar por conta das eleições. “A reunião do dia 22 de novembro, quando ocorrerão as eleições, será realizada pelos membros natos, o delegado da 119ª DP e o comandante do 35º BPM. Na reunião seguinte, no outro mês, os novos eleitos assumem os trabalhos e funções”, frisou.

“Futura Rocinha”

Durante a aprovação da ata, voltou a ser tema de discussão a declaração da secretária municipal de Meio Ambiente, Carmem Mota (foto), que disse na reunião do mês de setembro (22), que “as autoridades precisam ficar atentas com a Segurança de Rio Bonito, porque a cidade pode se tornar uma Rocinha”. A declaração, que gerou mal-estar entre os presentes, no mesmo dia foi refutada pelo comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Marcos Oscar Ribeiro. Na última quarta-feira, o comandante da 3ª Companhia de Polícia de Militar de Rio Bonito, o capitão João Paulo Rodrigues (foto), também rebateu a afirmação.

– Eu já até conversei com a secretária sobre isso e mostrei que essa não é a realidade. As pessoas estão com medo de que os marginais da cidade do Rio de Janeiro, por conta da implantação das Unidades de Polícias Pacificadoras (UPP), estejam migrando para a nossa região, mas isso não está acontecendo – disse.
O capitão afirmou que “a região não oferece atrativos, para que esses bandidos percorram uma distância de 100 km para vir para cá”. Ele comentou também, que as dificuldades enfrentadas pelos policiais que atuam em Rio Bonito são muitas. “O reduzido número de policiais, por exemplo, é uma dificuldade, mas a despeito disso, nós estamos trabalhando”.

Ainda segundo João Paulo, a população é parceira. Ele destacou a história da dona de casa Renata Resende Batista, que além de ser assaltada foi levada pelos bandidos como refém – fato ocorrido no dia 6 de outubro. “A participação popular foi importante, porque nos orientou em tempo real, sobre o que estava acontecendo. Eu só tenho a agradecer ao riobonitense”, ponderou o capitão, considerando que este perfil do riobonitense, “que há cerca de 40 anos reagiu de maneira surpreendente, a uma tentativa de assalto a um banco da cidade, inibe a vinda de bandidos para cá”.

Apresentação de Propostas
Durante a reunião, o policial rodoviário federal, Anderson Caldeira, questionou onde as pessoas que terão direito a voto poderão ter acesso às propostas dos candidatos ao CCS. Ficou acertado, então, que além dos candidatos estarem à disposição dos interessados, no dia 14 e 21 de novembro, domingos que antecedem o dia das eleições, eles serão recebidos no programa “O Tempo em Rio Bonito”, da Rádio Sambê FM (98,7), onde eles falarão sobre os seus planos para o CCS. No dia 14, a partir das 10h, o programa promoverá um debate entre os candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário