sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Colégio Muncipal Drº Astério Alves de Mendonça celebra Dia do Professor com Simpósio de Educação

Por Flávio Azevedo

Com o objetivo de homenagear o “Dia do Professor” e fortalecer o setor Educacional do município, o Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça, da Praça Cruzeiro, em Rio Bonito, realizou, na última quinta-feira (14), o Primeiro Simpósio de Educação do Colégio Municipal. O tema do simpósio foi “O professor e a sua responsabilidade transformadora”. A coordenação do evento foi do professor Gelson Gomes de Souza. Cerca de 200 professores prestigiaram o evento, que contou com a participação de artistas locais e quatro palestrantes.

As palestras aconteceram no refeitório da unidade, que foi transformado em auditório. O primeiro palestrante, na parte da manhã, foi o professor Waldeck Carneiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Segundo ele, a Educação é o setor que, em qualquer esfera de governo (municipal, estadual ou federal), mais sofre interferência política. “Diante deste cenário, o professor deve saber transitar nesse meio para não perder o foco na Educação”, disse o professor, que é vereador do município de Niterói, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Sobre a realização do simpósio, o professor afirmou, em entrevista a nossa reportagem, que “iniciativas como esta são importantes, principalmente porque partiu de uma escola pública. Outra coisa que eu gostaria de destacar é o tema do simpósio, que contém propostas desafiadoras”, disse Waldeck, destacando a presença e a participação dos professores. “A sociedade precisa desses eventos para que a escola pública seja recolocada no seu papel de protagonista da área de Educação”.

Depois da palestra foram sorteados alguns exemplares do livro “Políticas Públicas da Educação”, do professor Waldeck Carneiro. Após a pausa do almoço, o simpósio continuou com os professores Vânia Medeiros Gasparello (UERJ), Maria Lúcia Cunha Lopes Oliveira (UFF) e Maria Lúcia Fortuna (UERJ).

Artistas


O simpósio também promoveu os artistas locais. Os músicos Renato Parada (Primão), com seu acordeão; o violonista João Freire e a cantora Leda Carvalho, mexeram com a sensibilidade dos presentes com a apresentação de músicas como “De volta pro aconchego”, “Detalhes”, “Como é grande o meu amor por você”, que contou com a participação especial da diretora Romilda Barreto; “Feira de Mangaio”, “Aquarela do Brasil”, entre outros sucessos da Música Popular Brasileira (MPB).

Balanço

O coordenador do simpósio, Gelson de Souza classificou o simpósio como “excelente e extremamente proveitoso”. Ele afirmou que o propósito do evento foi alcançado, “porque contribuímos para fortalecer a Educação do município e para aprimorar os nossos professores”, ressaltou Gelson, que na ocasião, confirmou a realização do 2º Seminário de Educação em 2011.

A diretora do Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça, Romilda Barreto, estava satisfeita com o evento. Segundo ela, “um dos grandes objetivos do simpósio é reforçar a Educação, porque uma unidade escolar do porte do Colégio Municipal tem que contribuir com iniciativas que fortaleçam a Educação do município”.

A diretora também ressaltou a organização do evento e afirmou que “além de competente, Gelson é um profissional muito digno, correto, que sempre faz tudo com muito carinho e muito gosto. Nestas ocasiões eu costumo dizer que os papéis se invertem: nós nos tornamos secretárias dele”, brincou a diretora, destacando que o mérito do sucesso do simpósio é também da equipe que atua com Gelson. “Aqui na nossa escola a união faz a força! Os recursos são poucos, mas tentamos fazer o melhor”, concluiu Romilda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário