sábado, 18 de setembro de 2010

Prefeito de Silva Jardim faz mudanças no secretariado

Por Flávio Azevedo

Com o objetivo de “otimizar” os trabalhos da Prefeitura de Silva Jardim, o prefeito Marcello Cabreira Xavier, o Zelão (PT), efetuou uma série de mudanças no seu staff de secretários. O anúncio foi feito na manhã da última quarta-feira (15). A secretária de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia (Semec/CT), Mirian Freire da Fonseca Barros, foi substituída pelo vice-prefeito Fernando Augusto Bastos Conceição, que terá como subsecretária, a professora Vilma Sodré Melo. Já na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Wander Cardoso Lemos deu lugar a ex-secretária de Governo, Vera Lucia da Costa Brito Garcia.

Para ocupar a Secretaria de Governo, o prefeito escolheu o então chefe de Gabinete Civil, Paulo Eduardo de Amorim Santiago, que será substituído pela primeira dama Márcia Valéria Xavier, que anteriormente estava à frente da Secretaria de Trabalho, Habitação e Promoção Social, que será comandada pela então subsecretária Ana Beatriz Coutinho de Amorim Lara. Ela contará com o apoio da subsecretária Claudia Novaes de Assunção, que já chefiou o setor de licitações da Prefeitura.

– As mudanças se fazem necessárias por causa das necessidades de se implementar ações diferentes – disse o prefeito, destacando que a mudança na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio aconteceu por conta de problemas de saúde do ex-secretário. “A Secretaria fez os melhores eventos da região, o secretário é meu amigo de infância, não queria sair, eu também não gostaria que ele saísse, mas como é uma pasta onde o secretário tem muitas atribuições, foi melhor ele sair, descansar”, analisou.

De acordo com o chefe do Executivo silvajardinense, a nova secretária de Turismo (Vera Lúcia Brito), deve seguir a cartilha deixada pelo ex-secretário, “porque os eventos realizados na sua gestão foram excelentes e basta dar continuidade”. O prefeito ressaltou que o ex-secretário assumiu o setor no zero e está deixando totalmente estruturado. “A atenção, agora, será a área da Indústria, do Comércio e a criação da moeda social Capivari. As ações deverão ser voltadas para esse segmento”.

As mudanças no Gabinete Civil e na Secretaria de Governo, segundo o prefeito, aconteceram porque ele vai separar a parte política da gerencial. “Paulo Eduardo (secretário de governo), vai continuar cuidando da parte política, inclusive, com a responsabilidade de estreitar os laços do município com os governos estadual e federal. Já o aspecto gerencial da minha administração será de responsabilidade de Márcia Xavier (Gabinete Civil), que na secretaria de Trabalho, Habitação e Promoção Social, conseguiu dialogar com outras secretarias e demonstrou habilidade para gerenciar programas e projetos com eficiência. Ela chega para gerenciar e coordenar as ações do governo”, disse o prefeito, se referindo a sua esposa.

Educação é prioridade

Quando assumiu o município, em janeiro de 2009, o prefeito Marcello Zelão (foto)elegeu como prioridade a Educação, pasta que também integra os setores de Cultura, Ciência e Tecnologia. Nos 21 meses de governo, além de investimentos importantes no aspecto físico de várias escolas, o transporte escolar e a estrutura didático-pedagógica também receberam atenção especial. Mas o chefe do Executivo quer mais. De acordo com ele, a indicação do vice-prefeito Fernando Augusto, para a Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia (Semec/CT), significa que a administração prioriza e valoriza a educação.
– Esse é um secretário que eu não posso exonerar (risos). Mas por ele ser um profissional da área de Educação e que tem um currículo muito interessante, eu estou apostando no seu bom desempenho. Depois dos investimentos que fizemos em várias unidades escolares do município, a nossa proposta agora é fazer mudanças na estrutura pedagógica – analisa.

O prefeito classifica como falácia, a ideia de educação em tempo integral, onde, segundo ele, os alunos, de 7 às 11h estão na sala de aula, depois jogando futebol no pátio da escola. “Nós queremos integrar o indivíduo na sociedade, através de uma educação integral, mas não necessariamente passando 12h na sala de aula, e sim, formando um cidadão consciente, que conteste, pense e entenda os seus direitos”, pontuou o prefeito.

A prioridade do novo secretário é requalificar todos os profissionais da educação silvajardinense, mudar a estrutura pedagógica, organizacional e fazer uma profunda reforma administrativa no setor.

– Isso tudo precisa acontecer, porque Silva Jardim não esteve bem no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ciep, por exemplo, onde um aluno morreu em 2008, passou a ser chamado de Carandiru. Os nossos gastos com Educação são consideráveis, porque consideramos que os recursos destinados ao setor representam investimento – comentou o prefeito, afirmando que a remuneração e a valorização dos profissionais da área também serão discutidas no novo formato de Educação pretendida para o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário