quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dunga, esse não foge da ‘dividida’!


Em tempos de Copa do Mundo, nós vamos utilizar o nosso espaço para comentar a cobertura jornalística da seleção brasileira, que apesar da torcida contra de alguns, continua disputando o mundial da África do Sul. Bom, grande parte dos brasileiros não sabem, mas a negativa em dar exclusividade à ‘TV Globo’ teria originado o barraco entre o técnico Dunga e jornalistas das Organizações Globo, na coletiva que aconteceu após o jogo da Seleção Brasileira, contra a equipe da Costa do Marfim. A informação é do site do jornal o Dia.

O mau humor do treinador, durante a entrevista que se seguiu a vitória sobre os marfinenses, tinha origem na pressão da equipe de jornalismo da TV Globo, para que ele liberasse entrevistas exclusivas com alguns jogadores. O treinador já dissera NÃO em outras oportunidades e manteve a negativa em nova investida. O conteúdo das entrevistas iria ao ar no ‘Fantástico’. Nem o pedido do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, foi atendido por Dunga, que está irredutível.

O responsável pela entrevista era o jornalista Alex Escobar, alvo dos impublicáveis palavrões pronunciados pelo técnico, baixinho, no meio da coletiva. Mas os impropérios foram captados pelo sistema de som da sala de imprensa. Dunga perdeu o controle exatamente no momento que Escobar, visivelmente contrariado, comunicava a Tadeu Schmidt, a decisão do técnico. Ao ver a expressão do jornalista, Dunga interrompeu a coletiva e perguntou: “algum problema?”.

Agora, a grande novidade, que nós não podemos deixar de ressaltar, é que na gestão Dunga à frente da seleção brasileira, a TV Globo teve cassados, vários privilégios, apesar de investir milhões de dólares na cobertura da Copa, da qual é dona dos direitos de transmissão.

Na nova ‘Era Dunga’, a Globo é tratada como todos os demais veículos de imprensa brasileiros que cobrem o Mundial. Não tem acesso a treinos fechados, nem pode ter contato com os jogadores fora das tradicionais coletivas. Logo no início da Copa, para mostrar autoridade, Dunga fez Robinho pedir desculpas ao grupo de jogadores por ter quebrado o acordo na folga e falado com exclusividade à emissora.

Aliás, nas Copas anteriores, a liberdade da TV Globo nos bastidores da Seleção era ridículo. Dizemos isso, porque esse direito não era estendido aos profissionais dos demais veículos de comunicação, entre eles, o próprio Dunga, então comentarista do Bandsports. Quem não se lembra de Fátima Bernardes viajando com a delegação brasileira? E os jornalistas – só da Globo, é claro – que viajavam no avião da seleção? Você se lembra disso? Com Dunga, essa festa acabou!

Na verdade, nós concordamos que algumas exigências dificultam o trabalho das equipes de jornalismo que cobrem o dia-a-dia da seleção. Elas impedem que mídia faça o seu trabalho e o torcedor, às vezes, fica privado das notícias da seleção canarinho. Contudo, somente agora, a TV Globo, nesta Copa tratada como as demais, está considerando ‘uma grande afronta’ esse tipo de iniciativa que até então ela não conhecia. Mas... Por que não reclamava antes? Logicamente, porque as exigências e impedimentos atingiam apenas os outros veículos!

Vale lembrar, que Dunga deve ter um grande ressentimento com a mídia, sobretudo, os chatos de São Paulo, que rotularam de “Era Dunga”, aquele grupo que disputou a Copa de 1990 e caiu nas oitavas de final frente a Argentina de Maradona. No entanto, ele deu a volta por cima, e em 1994, sob o comando de Carlos Alberto Parreira foi o capitão do tetra. Aliás, por pouco, em 1998, o atual técnico não ergueu a taça de campeão, quando perdemos o título para a França, naquela partida... Bom, deixa pra lá.

O que interessa é que, bem ou mal, a seleção está avançando rumo ao título, que a cada dia vai se tornando mais palpável e real. Vamos continuar na torcida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário